Sequência didática: procedimento eficaz na alfabetização e letramento no primeiro ciclo do ensino fundamental

Auteurs

  • Cí­cera Alves Agostinho Sá Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mots-clés :

Sequência didática, Alfabetização, Letramento

Résumé

A utilização do texto como unidade de sentido para o trabalho com sequências didáticas no 1º ano do ensino fundamental contribui para a consolidação dos processos de alfabetização e letramento das crianças, a exemplo do alcançado por alunos da rede municipal de Porteiras CE, em 2017. Este trabalho se propõe a analisar a pertinência de o professor do primeiro ciclo do ensino fundamental investir no trabalho com sequências didáticas, garantindo o desenvolvimento das habilidades relacionadas à consolidação dos processos de alfabetização e letramento. Serviram de base para esta pesquisa as contribuições de Soares (1998), Tfouni (1998) e Dolz; Noverraz; Schneuwly (2010). Tratamos ainda das orientações legais constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Lí­ngua Portuguesa (1997). Nos procedimentos metodológicos, adotamos uma análise qualitativa, a partir de amostras das produções textuais disponibilizadas pela formadora municipal. Os resultados apontam que das 262 crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental em 2017, ao final do 3º bimestre, 94 crianças já haviam desenvolvido as habilidades básicas situadas no âmbito da leitura e escrita, evidência observada na reescrita de um conto fantástico e de uma fábula. Com base nesses resultados, concluí­mos que a sequência didática constitui um procedimento eficaz ao desenvolvimento das habilidades previstas para o ciclo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasí­lia, DF, 2000. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 03 ago. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias – Conhecimentos de Lí­nguas Estrangeiras. Brasí­lia, DF, 2006. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 01 ago.2012.

FERREIRA, M. C. L. O caráter singular da lí­ngua no discurso. Organon, Instituto de Letras/UFRGS, Porto Alegre, v. 17, n. 35, p. 189-200, 2003.

______. Linguagem, Ideologia e Psicanálise. Estudos da Lí­ngua(gem). Michel Pêcheux e a Análise de Discurso. Vitória da Conquista, n.1, p. 69-75, 2005.

JAKOBSON, R. Linguí­stica e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 2008.

MORALES, B. S. V. O real da lí­ngua e o real da história: considerações a partir do texto La lengua de nunca acabar. In: SEMINíRIO DE ESTUDOS EM ANíLISE DO DISCURSO, I, 2003, Porto Alegre. Anais do I SEAD, Porto Alegre, RS: UFRGS, 2003. Disponí­vel em: http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/sead1_paineis.html. Acesso em: 20 jul. 2012. ISSN: 2237-8146. Nova invasão da USP. Editorial. O Estado de S. Paulo, p. 03. São Paulo, 03 nov. 2011.

Téléchargements

Publiée

2020-02-17

Comment citer

SÁ, C. A. A. . Sequência didática: procedimento eficaz na alfabetização e letramento no primeiro ciclo do ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 227–246, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/628. Acesso em: 23 nov. 2024.