A prática do feedback no ensino da escrita em língua inglesa
Mots-clés :
Feedback, Escrita, Ensino de LínguaPortuguesaRésumé
A prática do "feedback" no ensino da escrita em inglês tem sido largamente influenciada pela abordagem do processo. No entanto, é necessário investigar se os professores de línguas têm reconhecido a influência do "feedback" para o ensino da escrita. Este artigo tem como objetivo verificar a prática do "feedback" no processo do ensino da escrita, no contexto universitário, tanto na perspectiva do professor quanto do aluno. Caracteriza-se por ser um estudo de cunho qualitativo e de base descritiva e interpretativista, tendo como paradigma os limites da Linguística Aplicada. Os participantes desta pesquisa foram três professores universitários de escrita pertencentes a duas universidades públicas e cinco alunos de cada professor. A coleta de dados consistiu de aplicação de dois questionários, de entrevista e de observações. Fundamentam este trabalho autores como: Dellagnelo (2000), Peñaflorida (2002), Battistella e Lima (2015). Os resultados mostraram que a abordagem do processo está presente significativamente nas aulas de produção textual, que o "feedback" dos comentários escritos é a estratégia mais utilizada pelos professores e que a correção acompanhada de comentários na margem da folha é o procedimento de correção mais usado pelos professores de escrita. A análise dos dados ainda sugere que a ênfase do "feedback" recai tanto nos aspectos do conteúdo como nos aspectos da gramática. De um modo geral, esta investigação revela que os professores participantes reconhecem a importância do "feedback" para o ensino da escrita e que estão extrapolando os limites dos aspectos gramaticais de ensino, valorizando também os aspectos de conteúdo.
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