Investigando os tipos de processos no resumo acadêmico: um estudo sistêmico-funcional
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02115Keywords:
SFLAbstract
Considerando os estudos Funcionalistas da linguagem, destacamos a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) enquanto uma teoria voltada à investigação do uso e da forma da língua. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar o sistema de transitividade, especificamente os processos, na construção de resumos acadêmicos, conforme suas unidades retóricas. De forma mais específica, intentamos identificar a ordem de frequência dos processos presentes no corpus e comparar o número de ocorrências dos tipos de processos em cada unidade retórica. Sendo a LSF uma abordagem importante ao Funcionalismo Linguístico, para tratar desse assunto, tomamos especialmente as contribuições teóricas de Fuzer e Cabral (2014), Halliday e Matthiessen (2014) e Santos (2014); ao passo que, para tratar do resumo acadêmico, baseamo-nos principalmente em Biasi-Rodrigues (1998, 1999) e Motta-Roth e Hendges (2010). Nesse contexto, analisamos resumos de oito monografias do curso de Letras Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, produzidas no ano de 2019. A partir dos resultados obtidos, constatamos que, dentre os processos, o único não identificado foi o comportamental, enquanto que os processos materiais apresentaram maior frequência, seguidos dos relacionais, mentais, verbais e existenciais. No tocante à frequência por unidade retórica, verificamos que os processos materiais também são os mais recorrentes, variando apenas na ordem de frequência dos demais. Isto posto, concluímos que os resumos investigados são constituídos com maior frequência de processos materiais, o que relaciona sua natureza do "˜fazer"™ com a finalidade característica do gênero resumo, que é apresentar concisamente um estudo realizado.
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