Investigando os tipos de processos no resumo acadêmico: um estudo sistêmico-funcional

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02115

Mots-clés :

LSF, Tipos de processos, Resumo acadêmico

Résumé

Considerando os estudos Funcionalistas da linguagem, destacamos a Linguí­stica Sistêmico-Funcional (LSF) enquanto uma teoria voltada à investigação do uso e da forma da lí­ngua. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar o sistema de transitividade, especificamente os processos, na construção de resumos acadêmicos, conforme suas unidades retóricas. De forma mais especí­fica, intentamos identificar a ordem de frequência dos processos presentes no corpus e comparar o número de ocorrências dos tipos de processos em cada unidade retórica. Sendo a LSF uma abordagem importante ao Funcionalismo Linguí­stico, para tratar desse assunto, tomamos especialmente as contribuições teóricas de Fuzer e Cabral (2014), Halliday e Matthiessen (2014) e Santos (2014); ao passo que, para tratar do resumo acadêmico, baseamo-nos principalmente em Biasi-Rodrigues (1998, 1999) e Motta-Roth e Hendges (2010). Nesse contexto, analisamos resumos de oito monografias do curso de Letras Lí­ngua Inglesa e suas respectivas Literaturas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, produzidas no ano de 2019. A partir dos resultados obtidos, constatamos que, dentre os processos, o único não identificado foi o comportamental, enquanto que os processos materiais apresentaram maior frequência, seguidos dos relacionais, mentais, verbais e existenciais. No tocante à frequência por unidade retórica, verificamos que os processos materiais também são os mais recorrentes, variando apenas na ordem de frequência dos demais. Isto posto, concluí­mos que os resumos investigados são constituí­dos com maior frequência de processos materiais, o que relaciona sua natureza do "˜fazer"™ com a finalidade caracterí­stica do gênero resumo, que é apresentar concisamente um estudo realizado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALRAIMI, L. M. Realization of authorial ideations & purposes through transitivity analysis of media texts written by native and non-native writers of english: A SFG perspective. Arab World English Journal, v. 10, n. 1, p. 190-208, 2019.

BARBOSA, J. R. A. Linguí­stica: outra introdução. Mossoró: Queima Bucha, 2013.

BIASI-RODRIGUES, B. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. 307 f. Tese (Doutorado em Linguí­stica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

BIASI-RODRIGUES, B. Organização retórica de resumos de dissertações. Revista do GELNE, v. 1, n. 1, p. 31-37, 1999.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução í gramática sistêmico-funcional em lí­ngua portuguesa. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

HALLIDAY, M. A. K. Language structure and language function. In.: LYONS, J. (org.). New horizons in linguistics. Harmondsworth: Penguins, 1970. p. 140-165.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday"™s introduction to functional grammar. 4. ed. Londres e Nova York: Routledge, 2014.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PAIVA, V. L. M. de. O. e. Manual de pesquisa em estudos linguí­sticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PORTELA, K. C. A. Um estudo dos processos verbais no gênero artigo cientí­fico em revistas de secretariado executivo: uma perspectiva da Linguí­stica Sistêmico-Funcional. Holos, v. 4, n. 29, p. 155-171, 2013.

SANTOS, M. B. dos. Academic abstracts: a genre analysis. 1995. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

SANTOS, Z. B. dos. A Linguí­stica Sistêmico-Funcional: algumas considerações. Soletras, n. 28, p. 164-181, 2014.

SILVA, W. R.; ESPINDOLA, E. Afinal, o que é gênero textual na linguí­stica sistêmico-funcional? Revista da Anpoll, v. 34, p. 259-307, 2013.

SIPPERT, L. Análise da estrutura temática em resenhas de alunos do Ensino Superior numa perspectiva da Linguí­stica Sistêmico-Funcional. D.E.L.T.A., v. 34, n. 1, p. 113-147, 2018.

SWALES, J. M. Genre analysis: english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Téléchargements

Publiée

2021-09-28

Comment citer

SILVA, D. B. T.; OLIVEIRA, N. N.; BARBOSA, J. R. A. . Investigando os tipos de processos no resumo acadêmico: um estudo sistêmico-funcional. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02115, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02115. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2815. Acesso em: 23 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice