Mecanismos de controle em propostas de escrita narrativa do livro didático de português (1970 a 2009)

Autores/as

  • Janima Bernardes Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Sulemi Fabiano-Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palabras clave:

Livro didático de português, Proposta de escrita narrativa, Mecanismos de controle

Resumen

O presente estudo analisa quatro propostas de escrita narrativa em Livros Didáticos de Português (LDP), de Ensino Fundamental (EF), do 6º ao 9º ano, publicados, respectivamente, em 1976, 1984, 1993 e 2009. O objetivo principal, ao analisar essas propostas, é verificar como esses materiais apresentam-se para o aluno e para o professor, sobretudo, por meio de comentários e orientações que auxiliam na realização da ati-vidade de escrita. Pretende-se comparar (nas respectivas décadas) como é proposto o ensino de escrita a partir do LDP, no ambiente escolar. A escolha das propostas justifica-se por serem consideradas representativas das concepções do perí­odo a que pertencem. Busca-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: Que tipo de con-trole é apresentado pelo LDP, por meio de propostas de escrita direcionadas ao aluno, de modo a levá-lo a reproduzir e/ou imitar um modelo de texto? Teoricamente, este estudo mobiliza o trabalho de Althusser (1985), que considera a escola como parte dos Aparelhos Ideológicos do Estado (AIE); a concepção dialógica de Bakh-tin (2000); e a proposta de Geraldi (1997, 2006, 2010), acerca das concepções de linguagem e da prática da produção textual. Como resultado, este estudo aponta, na Escola Básica, a prática de escrita concentrada, prio-ritariamente, em atividades de cópia, reprodução, reescritura e, em estágios mais avançados, em atividades que partem de modelos preestabelecidos, solicitando aos alunos que produzam textos com temas similares, seguindo a estrutura sugerida. São supostos ideais a serem seguidos e imitados pelos alunos, que consistem em mecanis-mos de controle resultantes do cerceamento na escrita.

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Citas

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Publicado

2019-04-05

Cómo citar

RIBEIRO, J. B. .; FABIANO-CAMPOS, S. . Mecanismos de controle em propostas de escrita narrativa do livro didático de português (1970 a 2009). Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 66–85, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/554. Acesso em: 5 oct. 2024.