O discurso da vitória: as forças centrí­petas e centrí­fugas e a construção do ethos de Donald Trump no Youtube

Autores/as

  • Eliane Davila dos Santos Universidade Feevale (UF)
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale (UF)

Palabras clave:

Forças centrí­petas, Forças centrí­fugas, Ethos discursivo

Resumen

O contexto internacional mostra o cenário polí­tico decorrente das eleições presidenciais nos Estados Unidos. Objetiva-se, aqui, analisar o primeiro discurso de Donald Trump como presidente, realçando a existência de forças centrí­petas e centrí­fugas na linguagem (BAKHTIN, 2000, 2002), por meio da compreensão da cena enunciativa e da identificação do ethos3 discursivo (MAINGUENEAU, 2008, 2011). A análise das informações evidencia um espaço de lutas valorativas, simbólicas e culturais pela linguagem, no qual se depreendem os ethés discursivos, como imagens de si, apoiados em cenografias enunciativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMOSSY, R. Da noção retórica de ethos í análise do discurso. In: AMOSSY R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sí­rio Possenti. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016, p. 9-28.

BATISTA, A. D. A leitura da palavra e a palavra da leitura: plasticidade e sentido. 2015, 115 f. Tese (Doutorado em Letras, írea de Concentração: Letras). Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

BAKHTIN, M. 2000. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão Pereira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lauhd e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

BERTASSO, D. Jornalismo de revista e ethos discursivo: as imagens de si nas capas e nos editoriais de Veja, Época, Isto é e Carta Capital, 2014, 170 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

CHARAUDEAU. P. Discurso das mí­dias. Tradução de Angela M. S. Correa. São Paulo: Contexto, 2009.

______. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas polí­ticas. Tradução de Angela M. S. Correa. São Paulo: Contexto, 2016.

CHARAUDEAU, P; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. Tradução de Fabiane Komesu. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FACIN, D. O enlaçamento enunciativo de um ritual carnavalizado: cenografia e ethos discursivo em sambas-enredo de escolas carnavalescas do Meio-Oeste catarinense, 2012, 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas).Universidade de Passo Fundo,2012.

FANINI, A. M. R. O romance: uma forma ético-polí­tica na perspectiva bakhtiniana, Bakhtiniana Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 8, jan./jun. 2013: p. 21-39.

FARACO, C. A. A ideologia no/do cí­rculo de Bakhtin. In: PAULA, L. de; STAFUZZA, G., (Orgs.). Cí­rculo de Bakhtin: pensamento interacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013, p. 167- 181.

FREITAS, E. C. de. Linguagem na atividade de trabalho: ethos discursivo em editoriais de jornal interno de empresa. Desenredo – Revista do Programa de PoÌs-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, v. 6, n. 2, p. 170-197, jul/dez., 2010: p. 170-197.

FREITAS, M. T. de A. Identidade e alteridade em Bakhtin. In: PAULA, L de; STAFUZZA, G. (Orgs.). Cí­rculo de Bakhtin: pensamento interacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013, p. 183-199.

HALL, S. The work of representation. In: HALL, S. (Org.). Representation. Cultural representation and cultural signifying practices. London: Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997, p. 1-47.

______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2009.

______. Cenas da enunciação. In: POSSENTI, S.; SILVA, M. C. P. de S. (Orgs.). 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 5-180.

______. A propósito do Ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Orgs.). Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011, p. 11-32.

______. AnaÌlise de textos de comunicação. Tradução de Maria Cecí­lia P. de Souza e Silva e Décio Rocha. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

______. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY R. (Org.). Imagens de si no discurso. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sí­rio Possenti. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016a, p. 69-91.

______. Retorno crí­tico sobre o ethos. In: BARONAS, R. L.; MESTI, P. C.; CARREON, R. de O. (Orgs.). Análise do discurso: entorno da problemática do ethos, do polí­tico e de discursos constituintes. Campinas: Pontes, 2016b, p. 13-33.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do Trabalho Cientí­fico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Ed. da Feevale, 2013.

RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. Mikhail Bakhtin e os estudos da comunicação. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (Orgs.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mí­dia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 9-34.

YOUTUBE. O discurso da vitória de Donald Trump. Disponí­vel em:

< https://www.youtube.com/watch?v=GDqUUpD26Hs> Acesso em: 20 nov. 2016.

Publicado

2017-12-05

Cómo citar

SANTOS, E. D. dos .; FREITAS, E. C. de . O discurso da vitória: as forças centrí­petas e centrí­fugas e a construção do ethos de Donald Trump no Youtube. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 6–23, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/995. Acesso em: 5 oct. 2024.