Os articuladores dialógico-discursivos: uma apresentação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02426

Mots-clés :

Gêneros do discurso, Vozes sociais, Articuladores dialógico-dicursivos

Résumé

Este artigo objetiva apresentar o conceito de articuladores dialógico-discursivos como indícios que, manifestos na superfície textual, permitem acessar vozes sociais – posicionamentos de sujeitos. Baseados em Mendes (2023), delimitamos três conceitos, próximos de uma abordagem bakhtiniana, a saber: gêneros do discurso, tema/conteúdo temático e vozes sociais. As três conceituações são basilares da definição proposta e, para demonstrar a funcionalidade de tais articuladores, são analisados três textos, um do gênero tira/tirinha, outro do gênero reportagem e um terceiro, do gênero conto, mais especificamente “A Igreja do Diabo”, de Machado de Assis. A análise deste último texto mereceu destaque pela complexidade requerida. De modo geral, esses articuladores, para além de estabelecerem elos na cadeia coesiva do texto, podem desvelar os movimentos intersubjetivos no processo de materialização dos temas relevantes em um dado contexto socioideológico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luiz Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Também atua no processo de formação de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Líder do Grupo de Estudos em Produção de Textos e Discursos (PROTEDI).

Références

ASSIS, M. de. 50 contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Teoria do romance 1: a estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Pontes, 2005.

COURTINE, J.-J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. Tradução de Bacharéis em Letras da UFRGS. São Carlos: EdUFSCar, 2022.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2016

GUIMARÃES, E. Texto e argumentação: um estudo das conjunções do português. Campinas: Pontes, 2002.

KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1992.

KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2004b.

KOCH, I. G. V; MARCUSCHI, L. A. Processos de referenciação na produção discursiva. Delta, v.14, n. esp. p. 169-190 1998. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43402. Acesso em: 17 maio 2024.

MENDES, L. Vozes sociais em produções de textos (na escola): para uma competência dialógico-discursiva. São Carlos: Pedro & João, 2023.

POSSENTI, S. Questão para analistas do discurso. São Paulo: Parábola, 2009a.

POSSENTI, S. Os limites do discurso. São Paulo: Parábola, 2009b.

RENFREW, A. Mikhail Bakhtin. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2017.

SOBRAL, A. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2017. p. 11-36.

VIECELI, L. Brasil ainda tem 11,4 milhões que não sabem ler e escrever. Folha de S. Paulo [online], SP, 17 maio, 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/05/brasil-ainda-tem-114-milhoes-que-nao-sabem-ler-e-escrever.shtml. Acesso em: 17 maio 2024.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Téléchargements

Publiée

2024-08-30

Comment citer

MENDES, L. Os articuladores dialógico-discursivos: uma apresentação. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02426, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02426. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6204. Acesso em: 5 oct. 2024.