A reescrita e a qualificação do processo de produção demicrocrônicas verbo-visuais

Autores

  • Nara Augustin Gehrke
  • Sara Regina Scotta Cabral

Palavras-chave:

Produção textual, Reescrita, Microcrônica verbo-visual

Resumo

Abordando a produção textual como um complexo processo cognitivo (FLOWER; HAYES, 1981) e os gêneros segundo a proposta de Martin e Rose (2008), desenvolvemos o projeto "Um novo olhar sobre nossocotidiano", uma experiência pedagógica com a leitura e a produção de microcrônicas verbo-visuais, objetivando melhorar qualitativamente os textos com a reescrita. O gênero microcrônica verbo-visual tem o propósito sociocomunicativo de partilhar uma impressão pessoal sobre um tema considerado relevante socialmente, a partir do que o cronista interpreta da representação dos significados atinentes ao cotidiano representados em uma imagem fotográfica. Fizeram parte do projeto cinco turmas de semestres iniciais de cursos de graduação de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul, ao longo de três anos. Nesse projeto, demos especial atenção à reescrita baseada na leitura de três participantes: o aluno-cronista, o professor, através de bilhetes orientadores, e os pares/colegas, através de avaliação holí­stica e protocolo de leitura crí­tica. Os resultados apontaram para a revisão colaborativa como prática promotora não só da qualificação dos textos, mas também de um engajamento mais efetivo dos estudantes na produção textual.

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

GEHRKE, N. A. .; CABRAL, S. R. S. . A reescrita e a qualificação do processo de produção demicrocrônicas verbo-visuais. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 127–149, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/946. Acesso em: 5 out. 2024.