A reescrita e a qualificação do processo de produção demicrocrônicas verbo-visuais
Mots-clés :
Produção textual, Reescrita, Microcrônica verbo-visualRésumé
Abordando a produção textual como um complexo processo cognitivo (FLOWER; HAYES, 1981) e os gêneros segundo a proposta de Martin e Rose (2008), desenvolvemos o projeto "Um novo olhar sobre nossocotidiano", uma experiência pedagógica com a leitura e a produção de microcrônicas verbo-visuais, objetivando melhorar qualitativamente os textos com a reescrita. O gênero microcrônica verbo-visual tem o propósito sociocomunicativo de partilhar uma impressão pessoal sobre um tema considerado relevante socialmente, a partir do que o cronista interpreta da representação dos significados atinentes ao cotidiano representados em uma imagem fotográfica. Fizeram parte do projeto cinco turmas de semestres iniciais de cursos de graduação de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul, ao longo de três anos. Nesse projeto, demos especial atenção à reescrita baseada na leitura de três participantes: o aluno-cronista, o professor, através de bilhetes orientadores, e os pares/colegas, através de avaliação holística e protocolo de leitura crítica. Os resultados apontaram para a revisão colaborativa como prática promotora não só da qualificação dos textos, mas também de um engajamento mais efetivo dos estudantes na produção textual.
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