Estratégias metadiscursivas de posicionamento e engajamento em redações nota 1000 do ENEM 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02529

Palavras-chave:

Metadiscurso, Redações nota 1000, ENEM 2023

Resumo

Na redação do ENEM, é esperado que o estudante mobilize recursos linguísticos que marquem sua posição, bem como orientem o percurso de leitura por parte do avaliador, como um aspecto da natureza interativa da escrita. Nesse contexto, o uso de recursos metadiscursivos permite atender a esse propósito. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar se os candidatos do ENEM agenciam recursos metadiscursivos em seus textos e como esses recursos impactam a realização dos propósitos comunicativos do gênero. A investigação está fundamentada nas contribuições de Swales (1990) sobre a abordagem sociorretórica de gêneros, bem como nas discussões de Hyland (2005, 2024) sobre metadiscurso. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, que tem como corpus 10 redações nota 1000 produzidas por candidatos do ENEM 2023 e que estão disponíveis para consulta pública, a partir das quais investigamos o uso e a pertinência dos recursos metadiscursivos agenciados por eles em seus textos. Os resultados apontam o uso de transições, marcadores de enquadramento, marcadores endofóricos e evidenciadores, além de atenuadores, intensificadores, marcadores de atitude e marcadores de engajamento. O efeito do uso desses recursos é a articulação coerente das ideias do texto, bem como a construção bem-sucedida de formas de engajamento e persuasão.

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Biografia do Autor

Lenilton Damião da Silva Junior, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutorando em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP).  Professor de Língua Portuguesa da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano Aurora - Recife - PE. Bolsista PROSUC/CAPES II.

Benedito Gomes Bezerra, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, e da Universidade Católica de Pernambuco. Líder dos grupos de pesquisa Práticas Discursivas, Interação Social e Ensino (UPE) e Gênero, Texto e Ensino (UNICAP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa FACEPE/CNPq.

Vlader Nobre Leite, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutorando em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Campo de atuação: literatura brasileira contemporânea, estudos culturais e estudo de gêneros.

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Publicado

25-11-2025

Como Citar

SILVA JUNIOR, Lenilton Damião da; BEZERRA, Benedito Gomes; LEITE, Vlader Nobre. Estratégias metadiscursivas de posicionamento e engajamento em redações nota 1000 do ENEM 2023. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02529, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02529. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7179. Acesso em: 5 dez. 2025.

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