Vozes sociais e processamento discursivo: construindo sentidos na interação face a face

Autores/as

  • Caio César Costa Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palabras clave:

Vozes sociais, (Re)construção de sentidos, Conhecimento prévio

Resumen

A análise das vozes do discurso desse nosso trabalho caracteriza-se como um método de pesquisa descritivo-interpretativo e subjetivo, viabilizando diversas formas de representar o mundo, de transformá-lo e de reconstruí­-lo a partir de uma dinâmica de interação social e cognitivo-discursiva. Para essa atividade, escolhemos como público-alvo a Educação de Jovens de Adultos (EJA) de uma instituição de ensino de Aracaju-SE e, a partir do uso de gravador de voz, selecionamos alguns textos orais dos quais analisamos o desenvolvimento textual-discursivo e cognitivo desses alunos, tendo como base, estudos que mostram a relevância de se valorizar a construção e reconstrução dos sentidos a partir das mais comuns atividades cotidianas construí­das, interativamente, em sociedade. No entorno sociocognitivo-discursivo, mostramos como os alunos da Educação de Jovens e Adultos arquitetam o texto/discurso através do conhecimento prévio ancorado no universo social.

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Publicado

2012-06-10

Cómo citar

SANTOS, C. C. C. . Vozes sociais e processamento discursivo: construindo sentidos na interação face a face. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 110–122, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1143. Acesso em: 5 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores