Vozes sociais e processamento discursivo: construindo sentidos na interação face a face
Palabras clave:
Vozes sociais, (Re)construção de sentidos, Conhecimento prévioResumen
A análise das vozes do discurso desse nosso trabalho caracteriza-se como um método de pesquisa descritivo-interpretativo e subjetivo, viabilizando diversas formas de representar o mundo, de transformá-lo e de reconstruí-lo a partir de uma dinâmica de interação social e cognitivo-discursiva. Para essa atividade, escolhemos como público-alvo a Educação de Jovens de Adultos (EJA) de uma instituição de ensino de Aracaju-SE e, a partir do uso de gravador de voz, selecionamos alguns textos orais dos quais analisamos o desenvolvimento textual-discursivo e cognitivo desses alunos, tendo como base, estudos que mostram a relevância de se valorizar a construção e reconstrução dos sentidos a partir das mais comuns atividades cotidianas construídas, interativamente, em sociedade. No entorno sociocognitivo-discursivo, mostramos como os alunos da Educação de Jovens e Adultos arquitetam o texto/discurso através do conhecimento prévio ancorado no universo social.
Descargas
Citas
BEAUGRANDE R; DRESSLER, W. U. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.
CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L; GAVAZZI, S. (Org.). Da Língua ao discurso. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 11-29.
FRANCHI, C. Linguagem: atividade constitutiva. São Paulo: Ed. Almanaque, 1977.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
HANKS, W. F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. Tradução de Ana Christina Bentes, Marco Antônio Rosa Machado, Marcos Rogério Cintra e Renato C. Rezende. São Paulo: Cortez, 2008.
JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1975.
KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2000.
______. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1995.
______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.
______. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
______. Uma história, dois campos de estudo, um homenageado... In: BENTES, A. C; QUADROS, M. (Org.) Linguística de Texto e Análise da Conversação: panoramas das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010, p. 38-47.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Perplexidades e perspectivas da Linguística na virada do milênio, 2003. (Mimeografado).
MORATO, E. M. O interacionismo no campo linguístico. In: MUSSALIN, F, BENTES, A. C. (Org.) Introdução í Linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2005, p. 311-351.
POLIZZI, V. P. Depois daquela viagem: diário de bordo de uma jovem que aprendeu viver com a Aids. São Paulo: ítica, 2003, p. 9-15.
VAN DIJK, T. A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.