Vozes sociais e processamento discursivo: construindo sentidos na interação face a face
Palavras-chave:
Vozes sociais, (Re)construção de sentidos, Conhecimento prévioResumo
A análise das vozes do discurso desse nosso trabalho caracteriza-se como um método de pesquisa descritivo-interpretativo e subjetivo, viabilizando diversas formas de representar o mundo, de transformá-lo e de reconstruí-lo a partir de uma dinâmica de interação social e cognitivo-discursiva. Para essa atividade, escolhemos como público-alvo a Educação de Jovens de Adultos (EJA) de uma instituição de ensino de Aracaju-SE e, a partir do uso de gravador de voz, selecionamos alguns textos orais dos quais analisamos o desenvolvimento textual-discursivo e cognitivo desses alunos, tendo como base, estudos que mostram a relevância de se valorizar a construção e reconstrução dos sentidos a partir das mais comuns atividades cotidianas construídas, interativamente, em sociedade. No entorno sociocognitivo-discursivo, mostramos como os alunos da Educação de Jovens e Adultos arquitetam o texto/discurso através do conhecimento prévio ancorado no universo social.
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