Vozes sociais e processamento discursivo: construindo sentidos na interação face a face

Auteurs

  • Caio César Costa Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mots-clés :

Vozes sociais, (Re)construção de sentidos, Conhecimento prévio

Résumé

A análise das vozes do discurso desse nosso trabalho caracteriza-se como um método de pesquisa descritivo-interpretativo e subjetivo, viabilizando diversas formas de representar o mundo, de transformá-lo e de reconstruí­-lo a partir de uma dinâmica de interação social e cognitivo-discursiva. Para essa atividade, escolhemos como público-alvo a Educação de Jovens de Adultos (EJA) de uma instituição de ensino de Aracaju-SE e, a partir do uso de gravador de voz, selecionamos alguns textos orais dos quais analisamos o desenvolvimento textual-discursivo e cognitivo desses alunos, tendo como base, estudos que mostram a relevância de se valorizar a construção e reconstrução dos sentidos a partir das mais comuns atividades cotidianas construí­das, interativamente, em sociedade. No entorno sociocognitivo-discursivo, mostramos como os alunos da Educação de Jovens e Adultos arquitetam o texto/discurso através do conhecimento prévio ancorado no universo social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BEAUGRANDE R; DRESSLER, W. U. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.

CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguí­stica do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L; GAVAZZI, S. (Org.). Da Lí­ngua ao discurso. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 11-29.

FRANCHI, C. Linguagem: atividade constitutiva. São Paulo: Ed. Almanaque, 1977.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

HANKS, W. F. Lí­ngua como prática social: das relações entre lí­ngua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. Tradução de Ana Christina Bentes, Marco Antônio Rosa Machado, Marcos Rogério Cintra e Renato C. Rezende. São Paulo: Cortez, 2008.

JAKOBSON, R. Linguí­stica e Comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1975.

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2000.

______. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1995.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

______. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

______. Uma história, dois campos de estudo, um homenageado... In: BENTES, A. C; QUADROS, M. (Org.) Linguí­stica de Texto e Análise da Conversação: panoramas das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010, p. 38-47.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Perplexidades e perspectivas da Linguí­stica na virada do milênio, 2003. (Mimeografado).

MORATO, E. M. O interacionismo no campo linguí­stico. In: MUSSALIN, F, BENTES, A. C. (Org.) Introdução í Linguí­stica: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2005, p. 311-351.

POLIZZI, V. P. Depois daquela viagem: diário de bordo de uma jovem que aprendeu viver com a Aids. São Paulo: ítica, 2003, p. 9-15.

VAN DIJK, T. A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.

Téléchargements

Publiée

2012-06-10

Comment citer

SANTOS, C. C. C. . Vozes sociais e processamento discursivo: construindo sentidos na interação face a face. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 110–122, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1143. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores