Uma imagem vale mais que mil palavras: as abordagens de leitura e suas implicações para o letramento visual

Autores/as

  • Tiago Alves Nunes
  • Lí­via Márcia Tiba Rádis Baptista

Palabras clave:

Compreensão leitora, Letramento visual, Ensino de lí­nguas

Resumen

A imagem, como parte constitutiva de diversos gêneros textuais, integra os vastos domí­nios discursivos presentes na esfera social da comunicação e interação humanas. Nesse contexto, objetivamos diagnosticar as abordagens de leitura presentes no ensino de lí­ngua portuguesa no contexto educacional, com ênfase na análise de possí­veis implicações para o incremento do letramento visual na sala de aula. Para tanto, investigamos a prática de uma professora dessa lí­ngua, realizada em uma escola pública, descrevendo e interpretando como se configurava a relação professor-material e, ainda, como o material usado possibilitaria ou não o fomento do letramento visual. Este trabalho, portanto, consiste em um recorte da pesquisa desenvolvida por Nunes (2016), cujo ponto de vista metodológico seguido foi qualitativo-interpretativista, de base diagnóstica e, ainda, constituindo-se em um estudo de campo. Como fundamentação teórica, ancorou-se no que diz respeito ao letramento visual (ELKINS, 2009), nos pressupostos teórico-analí­ticos da Gramática do Design Visual (KRESS, VAN LEEUWEN, 2006) e na Semântica visual (BAMFORD, 2003); no que concerne í s abordagens de leitura, nos estudos de Cassany (2006), bem como nos estudos sobre letramento crí­tico (BAPTISTA, 2010, 2012, 2014). Concluí­da a análise, pode-se afirmar que as concepções de leitura instauradas em sala são, primordialmente, a psicolinguí­stica e a linguí­stica. Ademais, o trato dado à imagem, em geral, foi de natureza secundária na composição do texto multimodal. Portanto, o fomento do letramento visual mostrou-se incipiente no ensino de lí­ngua portuguesa no contexto investigado.

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Publicado

2016-12-05

Cómo citar

NUNES, T. A. .; BAPTISTA, L. M. T. R. . Uma imagem vale mais que mil palavras: as abordagens de leitura e suas implicações para o letramento visual. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 138–160, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1497. Acesso em: 24 nov. 2024.