Correção de textos na escola: a visão dos estudantes de licenciatura em Letras

Autores/as

  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)
  • Joeliane da Silva Cruz Medeiros Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)
  • Cynthia Israelly Barbalho Dioní­sio Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Palabras clave:

Correção textual, Erro, Produção textual

Resumen

Inserido em um paradigma interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), este trabalho tem como objetivo investigar as estratégias de correção textual, bem como a compreensão sobre as finalidades da correção, os aspectos a serem priorizados e o papel do professor nesse processo, tal como expressos por estudantes do curso de licenciatura em Letras/Português de uma universidade federal do Nordeste. Para tanto, elaboramos um instrumento de coleta de dados constituí­do de duas partes: uma redação escolar para correção e três questões abertas. O instrumento foi respondido por 18 alunos que, na época, estavam cursando o 4º perí­odo da graduação. Como fundamentação teórica deste trabalho, utilizamos as noções de correção, estratégias de correção e reflexões sobre essa prática na escola (SERAFINI, 2000; RUIZ, 2013; ANTUNES, 2003, 2006, 2009; COSTA VAL et al., 2009). A partir da análise textual dos dados, identificamos que: i )a principal estratégia utilizada pelos graduandos para a correção de textos escolares é a resolutiva; ii) a principal finalidade da correção é orientar os alunos; iii) os aspectos priorizados da correção devem ser a coesão e a coerência; e iv) o papel do professor deve ser o de mediador/orientador. Concluí­mos que os alunos possuem uma visão ambivalente de correção textual: ora está ancorada em uma concepção tradicional, ora em uma visão interacional de lí­ngua.

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Citas

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Publicado

2019-12-20

Cómo citar

SOUSA, S. C. T. de; MEDEIROS, J. da S. C.; DIONÍ­SIO, C. I. B. . Correção de textos na escola: a visão dos estudantes de licenciatura em Letras. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 100–119, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/523. Acesso em: 20 sep. 2024.