Youtubers literários: reflexos do ensino de literatura nas práticas letradas de divulgação, resumo e análise de obras nacionais

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de literatura, Nacionalismo, Youtubers

Resumen

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de informações por meio de ví­deos que atraem os jovens na atualidade. Dentre seus diversos canais, há aqueles que se pretendem educativos, por exemplo, ví­deos de youtubers que explicam, resumem e analisam obras literárias cobradas em vestibulares, ou ainda, que dão aulas de literatura especialmente voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio. Esses youtubers, ou, mais especificamente, booktubers – como são denominados os que gravam ví­deos sobre livros e literatura –, têm atraí­do milhares de seguidores estudantes do ensino básico no Brasil, ratificando o conteúdo das aulas de literatura, tanto no quesito estrutural quanto ideológico. Assim, este artigo visa analisar o conteúdo dos ví­deos em contraste com o conteúdo do ensino formal – definido pelos documentos oficiais e apresentado por Rezende (2013) e Cosson (2011) –, para compreender, nessas práticas digitais, como aparecem os nacionalismos enraizados nas teorias brasileiras do século XX que fundamentam o ensino de literatura. Para compor o corpus de pesquisa deste artigo, foram analisados quatro ví­deos, sendo dois deles sobre a obra Iracema, de José de Alencar, e dois sobre a obra Macunaí­ma, de Mário de Andrade, inseridas nas escolas literárias do Romantismo e do Modernismo, respectivamente. De modo geral, como prática de letramento literário, os ví­deos têm contribuí­do para corroborar a ideologia dominante no ensino de literatura: o nacionalismo. Além disso, os booktubers restringem suas análises a apenas uma possibilidade interpretativa dos textos, o que pode limitar a possibilidade que a literatura tem de permitir incontáveis leituras e identificações.

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Publicado

2019-08-10

Cómo citar

SILVA, D. V. S. .; NEVES, C. A. de B. . Youtubers literários: reflexos do ensino de literatura nas práticas letradas de divulgação, resumo e análise de obras nacionais. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 145–164, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/536. Acesso em: 24 nov. 2024.