A autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professor

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Mots-clés :

Autoconfrontação, Formação continuada de professores, Sequência formativa

Résumé

Este artigo tem por objetivo demonstrar a interface entre o aporte teórico-metodológico da Clí­nica da Atividade através do dispositivo autoconfrontação com a formação continuada do professor em ambiente de trabalho tendo em vista a proposição de uma Sequência Formativa (SF) baseada na sequência didática (SD) desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A autoconfrontação criada pelo linguista Faïta (1997) e aprimorada pelo psicólogo Clot (2010a, 2010b, 2017) é, há mais de vinte anos, uma metodologia de pesquisa/intervenção que busca possibilitar a transformação do trabalho e do trabalhador, pautada no dialogismo bakhtiniano e na psicologia do desenvolvimento de Vygotsky. Nosso desafio é, portanto, através de um estudo teórico, estabelecer as possibilidades de criação de uma SF a partir da autoconfrontação para favorecer o pensamento reflexivo do professor em situação de formação continuada, promovendo possibilidades de (trans)formação na prática profissional.

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2019-08-10

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BASTOS, R. L. G. .; RIBEIRO, P. B. . A autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professor. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 165–178, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/546. Acesso em: 24 nov. 2024.

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