A autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professor

Autores/as

Palabras clave:

Autoconfrontação, Formação continuada de professores, Sequência formativa

Resumen

Este artigo tem por objetivo demonstrar a interface entre o aporte teórico-metodológico da Clí­nica da Atividade através do dispositivo autoconfrontação com a formação continuada do professor em ambiente de trabalho tendo em vista a proposição de uma Sequência Formativa (SF) baseada na sequência didática (SD) desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A autoconfrontação criada pelo linguista Faïta (1997) e aprimorada pelo psicólogo Clot (2010a, 2010b, 2017) é, há mais de vinte anos, uma metodologia de pesquisa/intervenção que busca possibilitar a transformação do trabalho e do trabalhador, pautada no dialogismo bakhtiniano e na psicologia do desenvolvimento de Vygotsky. Nosso desafio é, portanto, através de um estudo teórico, estabelecer as possibilidades de criação de uma SF a partir da autoconfrontação para favorecer o pensamento reflexivo do professor em situação de formação continuada, promovendo possibilidades de (trans)formação na prática profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel. Ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 36-53.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. [tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira. Revisão da tradução Marina Appenzellerl. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010a.

CLOT, Y.A psicologia do trabalho na França e a perspectiva da clí­nica da atividade. Fractal: revista de psicologia, Niterói, v. 22, n. 1, p. 207-234, jan./abr. 2010b.

CLOT, Y. Clí­nica da Atividade. Horizontes, Itatiba, v. 35, n. 3, p. 18-22, set./dez. 2017.

CLOT, Y.; KOSTULSKI, K. Intervening for transforming: The horizon of action in the Clinic of Activity. Theory & Psychology, [s.l.], v. 21, n. 5, p. 681-696, out. 2011. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0959354311419253.

DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

FAíTA, D. La conduitedu TGV: exercices de styles. Marseille: Champs visuels, 1997, n. 6, p. 75-86.

MESSIAS, C.; PEREZ, D. A autoconfrontação e seus usos no campo da linguistica aplicada ao estudo do trabalho do professor. Revista Educação e Linguagem, [s.l.], v. 2, n. 2, p. 92-112, jan./jul. 2013.

PEREZ, D.; MESSIAS, C.O dispositivo metodológico e interventivo autoconfrontação e seus usos em pesquisas de educação. Nuances: estudos sobre Educação, [s.l.], v. 24, n. 3, p.81-100, set./dez. 2013.

PINHEIRO, F. P. H. A. et al. Clí­nica da Atividade: conceitos e fundamentos teóricos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 68, n. 3, p.110-124, dez. 2016.

SAUJAT, F. Trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 4-31.

VIEIRA, M.; FAíTA, D. Quando os outros olham outros de si mesmo: reflexões metodológicas sobre a autoconfrontação cruzada. Polifonia, Cuiabá, n. 7, p. 27-67, 2003.

Publicado

2019-08-10

Cómo citar

BASTOS, R. L. G. .; RIBEIRO, P. B. . A autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professor. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 165–178, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/546. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a