Formação continuada e suas implicações no trabalho com a produção, correção e reescritade textos

Auteurs

  • Dayse Bernardon Grassi
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes

Mots-clés :

Formação continuada, Produção escrita de texto, Correção e reescrita textual

Résumé

Este artigo apresenta, de forma resumida, os resultados de uma pesquisa de doutorado (GRASSI, 2016) que objetivou refletir sobre o trabalho com a produção, correção e reescrita textual, decorrente de um processo de formação continuada e de ações colaborativas promovidas pela pesquisadora. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa ancorada na concepção dialógica e interacionista da linguagem (GERALDI, 1984; 2013[1991]; BAKHTIN/VOLOCHIVOV, (2004[1929], 2010[1929]); e nos pressupostos teóricos-metodológicos que orientam a produção textual (GERALDI, 1984; 2013[1991]; COSTA-HÜBES, 2012a; 2012b). Nossa pesquisa se fundamentou, ainda, nos estudos da Linguí­stica Aplicada (MOITA-LOPES, 2006; FABRÍCIO, 2006; SIGNORINI, 2006), e também, em uma abordagem qualitativa e interpretativista (ANDRÉ, 1995; FLICK, 2008; BORTONI-RICARDO, 2008; dentre outros); do tipo etnográfica, conforme pontua André (1995); e colaborativa, segundo as definições de Cabral (2012), Bortoni-Ricardo (2008) e Ibiapina (2007). Os sujeitos de nossa pesquisa foram quatro professoras atuantes no 4º ano e 5º ano do ensino fundamental do municí­pio foco de nosso estudo. O levantamento de dados foi possí­vel por meio de uma pesquisa diagnóstica (primeira etapa e colaborativa (segunda etapa), tendo como instrumentos geradores de dados o questionário, a entrevista com grupo focal, a observação de aulas, a análise documental e as sessões reflexivas. Os resultados revelaram que há necessidade de mais momentos de formação continuada para professores que se configurem de forma distinta dos atuais.

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Publiée

2017-06-05

Comment citer

GRASSI, D. B. .; COSTA-HÜBES, T. da C. . Formação continuada e suas implicações no trabalho com a produção, correção e reescritade textos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 89–111, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/874. Acesso em: 5 oct. 2024.