A produção de pôsteres acadêmicos em educação on-line: regulações compartilhadas com a dimensão "uso de vozes"

Auteurs

  • Tiago Sousa Santos

Mots-clés :

Regulações da aprendizagem, socialmente compartilhadas, Educação on-line, Pôster acadêmico

Résumé

Este artigo analisa a participação de um grupo de estudantes na atividade "Uso de Vozes" durante a implementação de uma Sequência Didática on-line com o gênero pôster acadêmico. A análise desse episódio está ancorada em dois conceitos basilares: o de regulações compartilhadas de aprendizagem (JÄRVENOJA; VOLET; JÄRVELÄ, 2013, ÁLVAREZ-VALDIVIA; LÓPEZ-BENAVIDES, 2010; LÓPEZ-BENAVIDES, 2009); e o de o pôster acadêmico (DIONISIO; PENA; PINHEIRO, 2015; ARAÚJO; PIMENTA, 2014; MOZZAQUATRO, 2014; MACINTOSH-MURRAY, 2007). Para a construção desses dados, foi realizada uma pesquisa-ação (GHENDIN; FRANCO, 2013) do tipo qualitativa em educação on-line (BORBA; MALHEIROS; SCUCUGLIA, 2012). Os dados foram tratados de acordo com o método "análise contextualizada do microdiscurso analí­tico" (HADWIN, JÄRVELÄ, MILLER, 2011). Os resultados indicam que apenas dois dos três alunos do grupo conseguiram se regular de forma compartilhada. Indicam-se, nas conclusões, algumas causas para esse resultado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Dimensões comunicativa no ensino de lí­nguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

______.Gramática contextualizada: limpando o "pó das ideias simples". São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BATTISTELLA, T. R.;LIMA, M. S. A correção em lí­ngua estrangeira a partir de uma perspectiva sociocultural e as crenças de professores sobre o assunto.Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada.Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 281-302, 2015.

BOHN, H. I. As motivações do feedbackfornecido pelos professores de escritura. In: Anais do II Encontro do CELSUL. s/l:1997. In: LEFFA, V. J. (compilador). TELA (Textos em linguí­stica aplicada) [CD ROM]. Pelotas: Educat, 2000.

CHARLES, M. Responding to problems in written English using a student self-monitoring technique.ELT Journal,Vol. 44/4 October, Oxford University Press, p. 286-293, 1990.

COHEN, A; CAVALCANTI, M. C. D. Feedback on compositions: teacher and student verbal reports. In: Kroll, B. (ed.) Second Language Writing -research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990,p.155 -177.

DELLAGNELO, A. C. K. O papel da resposta do professor no processo de revisão de textos escritos em inglês como lí­ngua estrangeira. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (Orgs.). Aspectos da linguí­stica aplicada. Florianópolis: Insular, 2000, p. 73 -92.

JAMES, C. Errors in language learning and use: exploring error analysis. Longman,1998.KEH, C. L. Feedback in the writing process: a model and methods for implementation. ELT Journal,Vol. 44/4 October, Oxford University Press, p. 294 -304, 1990.

LEKI, I. Coaching from the margins: Issues in written response. In: Kroll, B. (ed.) Second Language Writing -research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p.57 -68.

MUNCIE, J. Using written teacher feedback in EFL composition classes. ELT Journal,Vol. 54/1 January, Oxford University Press,p.47 -53, 2000.

PEÑAFLORIDA, A. H. Nontraditional forms of assessment and response to student writing: a step toward learner autonomy. In: RICHARDS, J. C.; RENANDYA, W. A. (eds). Anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p. 344 –353.

RIBBLE. C. Writing. Oxford/New York: Oxford University Press, 1996.

VIDAL. R. T. Instrução-focada-na-forma, lingualização e aprendizagem de ILE por aprendizes brasileiros. Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada.Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 179-205, 2010.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1978.

Téléchargements

Publiée

2017-06-05

Comment citer

TIAGO SOUSA SANTOS. A produção de pôsteres acadêmicos em educação on-line: regulações compartilhadas com a dimensão "uso de vozes". Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 363–386, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/958. Acesso em: 5 oct. 2024.