A produção de pôsteres acadêmicos em educação on-line: regulações compartilhadas com a dimensão "uso de vozes"
Mots-clés :
Regulações da aprendizagem, socialmente compartilhadas, Educação on-line, Pôster acadêmicoRésumé
Este artigo analisa a participação de um grupo de estudantes na atividade "Uso de Vozes" durante a implementação de uma Sequência Didática on-line com o gênero pôster acadêmico. A análise desse episódio está ancorada em dois conceitos basilares: o de regulações compartilhadas de aprendizagem (JÄRVENOJA; VOLET; JÄRVELÄ, 2013, ÁLVAREZ-VALDIVIA; LÓPEZ-BENAVIDES, 2010; LÓPEZ-BENAVIDES, 2009); e o de o pôster acadêmico (DIONISIO; PENA; PINHEIRO, 2015; ARAÚJO; PIMENTA, 2014; MOZZAQUATRO, 2014; MACINTOSH-MURRAY, 2007). Para a construção desses dados, foi realizada uma pesquisa-ação (GHENDIN; FRANCO, 2013) do tipo qualitativa em educação on-line (BORBA; MALHEIROS; SCUCUGLIA, 2012). Os dados foram tratados de acordo com o método "análise contextualizada do microdiscurso analítico" (HADWIN, JÄRVELÄ, MILLER, 2011). Os resultados indicam que apenas dois dos três alunos do grupo conseguiram se regular de forma compartilhada. Indicam-se, nas conclusões, algumas causas para esse resultado.
Téléchargements
Références
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Dimensões comunicativa no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
______.Gramática contextualizada: limpando o "pó das ideias simples". São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BATTISTELLA, T. R.;LIMA, M. S. A correção em língua estrangeira a partir de uma perspectiva sociocultural e as crenças de professores sobre o assunto.Revista Brasileira de Linguística Aplicada.Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 281-302, 2015.
BOHN, H. I. As motivações do feedbackfornecido pelos professores de escritura. In: Anais do II Encontro do CELSUL. s/l:1997. In: LEFFA, V. J. (compilador). TELA (Textos em linguística aplicada) [CD ROM]. Pelotas: Educat, 2000.
CHARLES, M. Responding to problems in written English using a student self-monitoring technique.ELT Journal,Vol. 44/4 October, Oxford University Press, p. 286-293, 1990.
COHEN, A; CAVALCANTI, M. C. D. Feedback on compositions: teacher and student verbal reports. In: Kroll, B. (ed.) Second Language Writing -research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990,p.155 -177.
DELLAGNELO, A. C. K. O papel da resposta do professor no processo de revisão de textos escritos em inglês como língua estrangeira. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (Orgs.). Aspectos da linguística aplicada. Florianópolis: Insular, 2000, p. 73 -92.
JAMES, C. Errors in language learning and use: exploring error analysis. Longman,1998.KEH, C. L. Feedback in the writing process: a model and methods for implementation. ELT Journal,Vol. 44/4 October, Oxford University Press, p. 294 -304, 1990.
LEKI, I. Coaching from the margins: Issues in written response. In: Kroll, B. (ed.) Second Language Writing -research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p.57 -68.
MUNCIE, J. Using written teacher feedback in EFL composition classes. ELT Journal,Vol. 54/1 January, Oxford University Press,p.47 -53, 2000.
PEÑAFLORIDA, A. H. Nontraditional forms of assessment and response to student writing: a step toward learner autonomy. In: RICHARDS, J. C.; RENANDYA, W. A. (eds). Anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p. 344 –353.
RIBBLE. C. Writing. Oxford/New York: Oxford University Press, 1996.
VIDAL. R. T. Instrução-focada-na-forma, lingualização e aprendizagem de ILE por aprendizes brasileiros. Revista Brasileira de Linguística Aplicada.Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 179-205, 2010.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1978.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.