O desafio coletivo da formação em integridade e ética na pesquisa e na publicação em tempos de IA generativa na atividade científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02436

Palabras clave:

IA generativa, Editoria, Integridade e ética na pesquisa, Formação

Resumen

Diante das oportunidades e facilidades oferecidas pelas ferramentas de IA na atividade científica, defendemos, neste editorial, a necessidade de enfrentar, do ponto de vista da formação, as questões de integridade e ética em relação aos usos responsáveis dessas ferramentas em nossas atividades de ensino e pesquisa na graduação e na pós-graduação. Nesse sentido, suscitamos que os desafios impostos por essas ferramentas devem ser de responsabilidade de todos os atores e agentes da comunidade acadêmica, incluindo editores, comitês de ética, coordenadores de programas/cursos, professores/orientadores.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto e do Grupo Slovo.

Citas

BESSA, J. C. R. Notas sobre o processo de publicação científica na revista Diálogo das Letras: sugestões para melhorar a qualidade das submissões e o impacto das publicações. Diálogo das Letras, v. 12, p. e02334, 2024. DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02334. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5705. Acesso em: 7 dez. 2024.

BESSA, J. C. R. Por uma cultura de ética e de integridade do pesquisador em formação inicial. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 159, p. 114-121, ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24294. Acesso em: 07 dez. 2024.

LOPEZOSA, C. La inteligencia artificial en los procesos editoriales de las revistas académicas: propuestas prácticas. Infonomy, v.1, n.1, p. 1-18, 2023. DOI: https://doi.org/10.3145/infonomy.23.009. Disponível em: https://infonomy.scimagoepi.com/index.php/infonomy/article/view/9. Acesso em: 21 dez. 2024.

MORALES, G. E., JAIMES CARRILLO, L. Peligros y desafíos de la inteligencia artificial en el proceso editorial. Gestión I+D, v.9. n.1, p. 10–15. Disponível em: http://saber.ucv.ve/ojs/index.php/rev_GID/article/view/27753. Acesso em: 21 dez. 2024.

KAISER, J. Science funding agencies say no to using AI for peer review. Science, v. 381, n. 6655, p. 261. DOI: https://doi.org/10.1126/science.adj8309. Disponível em: https://www.science.org/content/article/science-funding-agencies-say-no-using-ai-peer-review. Acesso em: 21 dez. 2024.

REPISO, R. La Inteligencia Artificial en los procesos editoriales y la evaluación por pares. Revista de Investigación e Innovación en Ciencias de la Salud, v.6, n.2, p.1-4, 2024. DOI: https://doi.org/10.46634/riics.317. Disponível em: https://riics.info/index.php/RCMC/article/view/317. Acesso em: 21 dez. 2024.

SAMPAIO, R. C.; et al. ChatGPT e outras IAs transformarão a pesquisa científica: reflexões sobre seus usos. Revista de Sociologia política. v. 32, e008, 2024, p. 1-24. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-98732432e008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/rfSfWXpWqJWgrbRktcpXq9v/. Acesso em: 07 dez. 2024.

XAMES, M. D., & SHEFA, J. ChatGPT for research and publication: opportunities and challenges. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 6, n.1. p. 1-6, 2023. DOI: https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.20. Disponível em: https://journals.sfu.ca/jalt/index.php/jalt/article/view/741. Acesso em: 21 dez. 2024.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

BESSA, José Cezinaldo Rocha. O desafio coletivo da formação em integridade e ética na pesquisa e na publicação em tempos de IA generativa na atividade científica . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02436, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02436. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6793. Acesso em: 22 ene. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.