O desafio coletivo da formação em integridade e ética na pesquisa e na publicação em tempos de IA generativa na atividade científica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02436

Mots-clés :

IA generativa, Editoria, Integridade e ética na pesquisa, Formação

Résumé

Diante das oportunidades e facilidades oferecidas pelas ferramentas de IA na atividade científica, defendemos, neste editorial, a necessidade de enfrentar, do ponto de vista da formação, as questões de integridade e ética em relação aos usos responsáveis dessas ferramentas em nossas atividades de ensino e pesquisa na graduação e na pós-graduação. Nesse sentido, suscitamos que os desafios impostos por essas ferramentas devem ser de responsabilidade de todos os atores e agentes da comunidade acadêmica, incluindo editores, comitês de ética, coordenadores de programas/cursos, professores/orientadores.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto e do Grupo Slovo.

Références

BESSA, J. C. R. Notas sobre o processo de publicação científica na revista Diálogo das Letras: sugestões para melhorar a qualidade das submissões e o impacto das publicações. Diálogo das Letras, v. 12, p. e02334, 2024. DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02334. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5705. Acesso em: 7 dez. 2024.

BESSA, J. C. R. Por uma cultura de ética e de integridade do pesquisador em formação inicial. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 159, p. 114-121, ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24294. Acesso em: 07 dez. 2024.

LOPEZOSA, C. La inteligencia artificial en los procesos editoriales de las revistas académicas: propuestas prácticas. Infonomy, v.1, n.1, p. 1-18, 2023. DOI: https://doi.org/10.3145/infonomy.23.009. Disponível em: https://infonomy.scimagoepi.com/index.php/infonomy/article/view/9. Acesso em: 21 dez. 2024.

MORALES, G. E., JAIMES CARRILLO, L. Peligros y desafíos de la inteligencia artificial en el proceso editorial. Gestión I+D, v.9. n.1, p. 10–15. Disponível em: http://saber.ucv.ve/ojs/index.php/rev_GID/article/view/27753. Acesso em: 21 dez. 2024.

KAISER, J. Science funding agencies say no to using AI for peer review. Science, v. 381, n. 6655, p. 261. DOI: https://doi.org/10.1126/science.adj8309. Disponível em: https://www.science.org/content/article/science-funding-agencies-say-no-using-ai-peer-review. Acesso em: 21 dez. 2024.

REPISO, R. La Inteligencia Artificial en los procesos editoriales y la evaluación por pares. Revista de Investigación e Innovación en Ciencias de la Salud, v.6, n.2, p.1-4, 2024. DOI: https://doi.org/10.46634/riics.317. Disponível em: https://riics.info/index.php/RCMC/article/view/317. Acesso em: 21 dez. 2024.

SAMPAIO, R. C.; et al. ChatGPT e outras IAs transformarão a pesquisa científica: reflexões sobre seus usos. Revista de Sociologia política. v. 32, e008, 2024, p. 1-24. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-98732432e008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/rfSfWXpWqJWgrbRktcpXq9v/. Acesso em: 07 dez. 2024.

XAMES, M. D., & SHEFA, J. ChatGPT for research and publication: opportunities and challenges. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 6, n.1. p. 1-6, 2023. DOI: https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.20. Disponível em: https://journals.sfu.ca/jalt/index.php/jalt/article/view/741. Acesso em: 21 dez. 2024.

Téléchargements

Publiée

2024-12-31

Comment citer

BESSA, José Cezinaldo Rocha. O desafio coletivo da formação em integridade e ética na pesquisa e na publicação em tempos de IA generativa na atividade científica . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02436, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02436. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6793. Acesso em: 22 janv. 2025.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 > >> 

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.