A produção de pôsteres acadêmicos em educação on-line: regulações compartilhadas com a dimensão "uso de vozes"

Autores

  • Tiago Sousa Santos

Palavras-chave:

Regulações da aprendizagem, socialmente compartilhadas, Educação on-line, Pôster acadêmico

Resumo

Este artigo analisa a participação de um grupo de estudantes na atividade "Uso de Vozes" durante a implementação de uma Sequência Didática on-line com o gênero pôster acadêmico. A análise desse episódio está ancorada em dois conceitos basilares: o de regulações compartilhadas de aprendizagem (JÄRVENOJA; VOLET; JÄRVELÄ, 2013, ÁLVAREZ-VALDIVIA; LÓPEZ-BENAVIDES, 2010; LÓPEZ-BENAVIDES, 2009); e o de o pôster acadêmico (DIONISIO; PENA; PINHEIRO, 2015; ARAÚJO; PIMENTA, 2014; MOZZAQUATRO, 2014; MACINTOSH-MURRAY, 2007). Para a construção desses dados, foi realizada uma pesquisa-ação (GHENDIN; FRANCO, 2013) do tipo qualitativa em educação on-line (BORBA; MALHEIROS; SCUCUGLIA, 2012). Os dados foram tratados de acordo com o método "análise contextualizada do microdiscurso analí­tico" (HADWIN, JÄRVELÄ, MILLER, 2011). Os resultados indicam que apenas dois dos três alunos do grupo conseguiram se regular de forma compartilhada. Indicam-se, nas conclusões, algumas causas para esse resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Dimensões comunicativa no ensino de lí­nguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

______.Gramática contextualizada: limpando o "pó das ideias simples". São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BATTISTELLA, T. R.;LIMA, M. S. A correção em lí­ngua estrangeira a partir de uma perspectiva sociocultural e as crenças de professores sobre o assunto.Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada.Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 281-302, 2015.

BOHN, H. I. As motivações do feedbackfornecido pelos professores de escritura. In: Anais do II Encontro do CELSUL. s/l:1997. In: LEFFA, V. J. (compilador). TELA (Textos em linguí­stica aplicada) [CD ROM]. Pelotas: Educat, 2000.

CHARLES, M. Responding to problems in written English using a student self-monitoring technique.ELT Journal,Vol. 44/4 October, Oxford University Press, p. 286-293, 1990.

COHEN, A; CAVALCANTI, M. C. D. Feedback on compositions: teacher and student verbal reports. In: Kroll, B. (ed.) Second Language Writing -research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990,p.155 -177.

DELLAGNELO, A. C. K. O papel da resposta do professor no processo de revisão de textos escritos em inglês como lí­ngua estrangeira. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (Orgs.). Aspectos da linguí­stica aplicada. Florianópolis: Insular, 2000, p. 73 -92.

JAMES, C. Errors in language learning and use: exploring error analysis. Longman,1998.KEH, C. L. Feedback in the writing process: a model and methods for implementation. ELT Journal,Vol. 44/4 October, Oxford University Press, p. 294 -304, 1990.

LEKI, I. Coaching from the margins: Issues in written response. In: Kroll, B. (ed.) Second Language Writing -research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p.57 -68.

MUNCIE, J. Using written teacher feedback in EFL composition classes. ELT Journal,Vol. 54/1 January, Oxford University Press,p.47 -53, 2000.

PEÑAFLORIDA, A. H. Nontraditional forms of assessment and response to student writing: a step toward learner autonomy. In: RICHARDS, J. C.; RENANDYA, W. A. (eds). Anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p. 344 –353.

RIBBLE. C. Writing. Oxford/New York: Oxford University Press, 1996.

VIDAL. R. T. Instrução-focada-na-forma, lingualização e aprendizagem de ILE por aprendizes brasileiros. Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada.Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 179-205, 2010.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1978.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

TIAGO SOUSA SANTOS. A produção de pôsteres acadêmicos em educação on-line: regulações compartilhadas com a dimensão "uso de vozes". Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 363–386, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/958. Acesso em: 5 out. 2024.