A produção de pôsteres acadêmicos em educação on-line: regulações compartilhadas com a dimensão "uso de vozes"

Autores

  • Tiago Sousa Santos

Palavras-chave:

Regulações da aprendizagem, socialmente compartilhadas, Educação on-line, Pôster acadêmico

Resumo

Este artigo analisa a participação de um grupo de estudantes na atividade "Uso de Vozes" durante a implementação de uma Sequência Didática on-line com o gênero pôster acadêmico. A análise desse episódio está ancorada em dois conceitos basilares: o de regulações compartilhadas de aprendizagem (JÄRVENOJA; VOLET; JÄRVELÄ, 2013, ÁLVAREZ-VALDIVIA; LÓPEZ-BENAVIDES, 2010; LÓPEZ-BENAVIDES, 2009); e o de o pôster acadêmico (DIONISIO; PENA; PINHEIRO, 2015; ARAÚJO; PIMENTA, 2014; MOZZAQUATRO, 2014; MACINTOSH-MURRAY, 2007). Para a construção desses dados, foi realizada uma pesquisa-ação (GHENDIN; FRANCO, 2013) do tipo qualitativa em educação on-line (BORBA; MALHEIROS; SCUCUGLIA, 2012). Os dados foram tratados de acordo com o método "análise contextualizada do microdiscurso analí­tico" (HADWIN, JÄRVELÄ, MILLER, 2011). Os resultados indicam que apenas dois dos três alunos do grupo conseguiram se regular de forma compartilhada. Indicam-se, nas conclusões, algumas causas para esse resultado.

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

TIAGO SOUSA SANTOS. A produção de pôsteres acadêmicos em educação on-line: regulações compartilhadas com a dimensão "uso de vozes". Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 363–386, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/958. Acesso em: 5 nov. 2024.