Argumentação, gêneros do discurso e o desenvolvimento de habilidades a partir das orientações da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02005Keywords:
Argumentação na Língua., BNCC., Ensino de línguaAbstract
Partindo-se das orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular, publicada no ano de 2019, este artigo tem por objetivos a) apresentar uma síntese teórica acerca dos gêneros jornalísticos no Brasil, e b) apresentar como a Semântica Argumentativa, desenvolvida por Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel, pode servir como subsídio para o desenvolvimento de algumas habilidades previstas no documento para o ensino das Linguagens, especialmente, da Língua Portuguesa. Para isso, analisamos um discurso do gênero Reportagem, publicado na revista Veja, intitulado Os últimos dias de Dilma Rousseff, por meio do qual buscamos evidenciar a importância do ensino de língua através de gêneros e a necessidade da análise da construção linguística do sentido.
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