Interfaces entre a escrita e a oralidade nas aulas de lí­ngua materna: uma experiência com alunos do ensino fundamental

Auteurs

  • Rose Maria Leite de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Wallace Dantas Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mots-clés :

Gêneros orais e escritos, Produção textual, Competência comunicativa

Résumé

O presente trabalho é fruto de um estudo realizado com alunos do Ensino Fundamental de uma escola particular da Paraí­ba. Seu foco foi investigar que estratégias linguí­sticas, textuais, cognitivas ou interacionais são utilizadas por aprendizes da lí­ngua ao lidarem com a produção de textos escritos tomando como base a fala espontânea. Para realizarmos tal investigação, tomamos como aporte teórico, os pressupostos de Marcuschi (2007),Travaglia (2006), Fávero et al. (2005), Cavalcante & Melo (2006), Monteiro-Platin (2008), dos PCNs (1998) dentre outros. Os resultados do estudo apontaram para o quanto é pertinente o trabalho com gêneros orais em sala de aula e sua interface com os textos escritos, como forma de contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendizes da lí­ngua, haja vista que, em muitas das situações comunicativas do cotidiano, a fala é uma ferramenta imprescindí­vel para as ações de linguagem.

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Publiée

2012-06-10

Comment citer

OLIVEIRA, R. M. L. de .; DANTAS, W. . Interfaces entre a escrita e a oralidade nas aulas de lí­ngua materna: uma experiência com alunos do ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 94–109, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1142. Acesso em: 5 oct. 2024.

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Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores

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