Interfaces entre a escrita e a oralidade nas aulas de língua materna: uma experiência com alunos do ensino fundamental
Mots-clés :
Gêneros orais e escritos, Produção textual, Competência comunicativaRésumé
O presente trabalho é fruto de um estudo realizado com alunos do Ensino Fundamental de uma escola particular da Paraíba. Seu foco foi investigar que estratégias linguísticas, textuais, cognitivas ou interacionais são utilizadas por aprendizes da língua ao lidarem com a produção de textos escritos tomando como base a fala espontânea. Para realizarmos tal investigação, tomamos como aporte teórico, os pressupostos de Marcuschi (2007),Travaglia (2006), Fávero et al. (2005), Cavalcante & Melo (2006), Monteiro-Platin (2008), dos PCNs (1998) dentre outros. Os resultados do estudo apontaram para o quanto é pertinente o trabalho com gêneros orais em sala de aula e sua interface com os textos escritos, como forma de contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendizes da língua, haja vista que, em muitas das situações comunicativas do cotidiano, a fala é uma ferramenta imprescindível para as ações de linguagem.
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