Interfaces entre a escrita e a oralidade nas aulas de lí­ngua materna: uma experiência com alunos do ensino fundamental

Autores

  • Rose Maria Leite de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Wallace Dantas Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Palavras-chave:

Gêneros orais e escritos, Produção textual, Competência comunicativa

Resumo

O presente trabalho é fruto de um estudo realizado com alunos do Ensino Fundamental de uma escola particular da Paraí­ba. Seu foco foi investigar que estratégias linguí­sticas, textuais, cognitivas ou interacionais são utilizadas por aprendizes da lí­ngua ao lidarem com a produção de textos escritos tomando como base a fala espontânea. Para realizarmos tal investigação, tomamos como aporte teórico, os pressupostos de Marcuschi (2007),Travaglia (2006), Fávero et al. (2005), Cavalcante & Melo (2006), Monteiro-Platin (2008), dos PCNs (1998) dentre outros. Os resultados do estudo apontaram para o quanto é pertinente o trabalho com gêneros orais em sala de aula e sua interface com os textos escritos, como forma de contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendizes da lí­ngua, haja vista que, em muitas das situações comunicativas do cotidiano, a fala é uma ferramenta imprescindí­vel para as ações de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad.: Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos: lí­ngua portuguesa. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.

BRASIL/SEMTEC. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasí­lia, DF: MEC/SEMTEC, 2002.

CAVALCANTE, M. C. B & MELO, C. T. V. Oralidade no ensino médio: em busca de uma prática. In: BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. (Org.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p.181-198.

FAVERO, L. L; ANDRADE, M. L. C. C. & AQUINO, Z, G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de lí­ngua materna. São Paulo: Cortez, 2005.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007.

MONTEIRO-PLATIN, R. S. O ensino de oralidade centrado no processo de produção de textos. In: PONTES, L. A. & COSTA, M. A. R. (Org.) Ensino de lí­ngua materna na perspectiva do Discurso. Vol. 2. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008, p.61-81.

ROJO, R. H. R. Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula: diferentes modalidades ou gêneros do discurso? In: SIGNORINI, I. (Org.) Investigando a relação oral/escrito e as teorias de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001, p.51-74.

_______. A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.

SIGNORINI, I. Investigando a relação oral/escrito e as teorias de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SOARES, M. Concepções de linguagem e o ensino de Lí­ngua Portuguesa. In.: BASTOS, N. B. (Org.) Lí­ngua Portuguesa: história, perspectiva e ensino. São Paulo: EDUC, 1998, p. 53-60.

STREET, B.V. Cross-cultural Appoaches to Literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

TFOUNI, L. V. Perspectivas históricas e a-históricas do letramento. Cadernos de Estudos Linguí­sticos. Campinas, v. 26, p. 49-62, 1994.

TRAVAGLIA, L.C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2006.

Downloads

Publicado

2012-06-10

Como Citar

OLIVEIRA, R. M. L. de .; DANTAS, W. . Interfaces entre a escrita e a oralidade nas aulas de lí­ngua materna: uma experiência com alunos do ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 94–109, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1142. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)