Tecnologias da informação e comunicação: transformando nossos hábitos institucionais de ensinar e aprender

Auteurs

  • Sandra Maria Franco Domingos Bernardes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Evandro de Melo Catelão Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mots-clés :

Ensino, Aprendizagem, multiletramento, Tecnologias, Educação

Résumé

Em uma tentativa de proporcionar a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem, surgiu a proposta deste artigo que traz um relato de pesquisa que tinha como questão norteadora como as TIC podem contribuir para os hábitos escolares de ensinar e de aprender. Objetiva-se, nesse sentido, demonstrar a eficácia das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, além de sua aplicabilidade em um trabalho pedagógico com o uso do stop-motion. Como fundamentos teóricos da atividade foram utilizadas pesquisas (ROJO, 2012; LEMKE, 2010; KENSKI, 2003; SOARES, 2009; KLEIMAN, 2005; MORAN, 1999) que tratam, dentre outros aspectos, dos processos de multiletramento com enfoque pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida paralela à prática da aula de Lí­ngua Portuguesa com alunos da terceira série do Ensino Fundamental de um colégio particular. Eles foram incentivados a vivenciar, de maneira ativa, os conteúdos pertinentes à série em que se conduziu, por meio de observação de outras práticas, a produção de ví­deos de fábulas e da história do municí­pio de Maringá. Resultados preliminares mostraram um encantamento dos alunos, assim como um envolvimento na pesquisa com imagens da internet, na produção dos cenários e na gravação das falas. As professoras participantes da atividade afirmaram conferir em sala de aula comprometimento dos alunos, de modo a cumprir satisfatoriamente com as ações que lhes foram propostas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro]. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108.

KENSKI; V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003.

______. V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KLEIMAN, A. B. Preciso "ensinar" o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais. Ministério da Educação. Cefiel/IEL. UNICAMP, 2005.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mí­dias. Trabalho linguí­stica aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, dez. 2010. Disponí­vel em http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 26 ago. 2016.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MORAN, J. M. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD - uma leitura crí­tica dos meios. Palestra no evento "Programa TV Escola - Capacitação de Gerentes". Belo Horizonte e Fortaleza, 1999.

ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. 2012, p. 11-31.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Téléchargements

Publiée

2016-12-05

Comment citer

BERNARDES, S. M. F. D. .; CATELÃO, E. de M. . Tecnologias da informação e comunicação: transformando nossos hábitos institucionais de ensinar e aprender. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 266–283, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1507. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Seção Livre