Tecnologias da informação e comunicação: transformando nossos hábitos institucionais de ensinar e aprender

Autores

  • Sandra Maria Franco Domingos Bernardes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Evandro de Melo Catelão Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, multiletramento, Tecnologias, Educação

Resumo

Em uma tentativa de proporcionar a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem, surgiu a proposta deste artigo que traz um relato de pesquisa que tinha como questão norteadora como as TIC podem contribuir para os hábitos escolares de ensinar e de aprender. Objetiva-se, nesse sentido, demonstrar a eficácia das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, além de sua aplicabilidade em um trabalho pedagógico com o uso do stop-motion. Como fundamentos teóricos da atividade foram utilizadas pesquisas (ROJO, 2012; LEMKE, 2010; KENSKI, 2003; SOARES, 2009; KLEIMAN, 2005; MORAN, 1999) que tratam, dentre outros aspectos, dos processos de multiletramento com enfoque pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida paralela à prática da aula de Lí­ngua Portuguesa com alunos da terceira série do Ensino Fundamental de um colégio particular. Eles foram incentivados a vivenciar, de maneira ativa, os conteúdos pertinentes à série em que se conduziu, por meio de observação de outras práticas, a produção de ví­deos de fábulas e da história do municí­pio de Maringá. Resultados preliminares mostraram um encantamento dos alunos, assim como um envolvimento na pesquisa com imagens da internet, na produção dos cenários e na gravação das falas. As professoras participantes da atividade afirmaram conferir em sala de aula comprometimento dos alunos, de modo a cumprir satisfatoriamente com as ações que lhes foram propostas.

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Referências

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Publicado

2016-12-05

Como Citar

BERNARDES, S. M. F. D. .; CATELÃO, E. de M. . Tecnologias da informação e comunicação: transformando nossos hábitos institucionais de ensinar e aprender. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 266–283, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1507. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre