A leitura na sala de aula: entre a unidade e a dispersão dos sentidos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02021

Mots-clés :

Ensino, Leitura, Escrita

Résumé

Neste artigo, inscritos na Análise de Discurso, analisamos as respostas escritas de alunos do nono ano da Educação Básica a uma atividade de interpretação de texto. Essas respostas integram um conjunto de aulas nas quais o professor abordou o tópico argumentação, valendo-se de um artigo de opinião. Recortamos, para análise, as respostas formuladas para duas questões: uma sobre qual seria o ponto de vista defendido pelo autor e outra sobre identificar dois argumentos do texto lido. Nossa inscrição teórica exige outro olhar para esse processo de formulação escrita: a escrita, como um processo de sintagmatização das palavras na sintaxe da lí­ngua, por se inscrever na historicidade do(s) sentido(s), está ancorada em gestos de leitura empreendidos na e pela posição sujeito-leitor. Há um ritual de interpelação, evidenciando processos de individuação dos alunos em sujeito-leitor. Esses processos possibilitam pensar em um certo modo de o aluno estar em sala de aula. A análise mostra prevalência de formulações inscritas na repetição empí­rica e formal (ORLANDI, 1996), indiciando uma prática de cópia fragmentada. Os processos de subjetivação em jogo apagam o trabalho do aluno com a lí­ngua escrita, não evidenciando, de certo modo, sua inscrição em uma repetição histórica (ORLANDI, 1996).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AGUSTINI, C. L. H.; ARAUJO, É. D. de. A figura do feminino em filmes infantis: pregnância e circulação de sentidos. Revista Horizonte Cientí­fico, v. 3, n. 1, p. 1-27, dez. 2009.

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE). Tradução: Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1971.

BRASIL, Ministério da educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Lí­ngua Portuguesa. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: lí­ngua portuguesa – guia de livros didáticos – Ensino Médio/Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica (SEB) – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasilia, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. ROJO, R.; SALES, G. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaí­s Sales. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p. 81-108.

ORLANDI, E. P. Interpretação. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

ORLANDI, E. P. Gestos de leitura: da história no discurso. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.

ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princí­pios e procedimentos. 12. ed. Campinas, SP: Pontes, 1999.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2011.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ORLANDI, E. P. (org.). Instituição, relatos e lendas: narratividade e individuação dos sujeitos. Pouso Alegre: Univás; Campinas: RG Editores, 2016.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução: Bethania S. Mariani et al. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1993. p. 61-161.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crí­tica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Pulcinelli Orlandi et al. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.

TOCANTINS. Secretaria de estado da educação e cultura. Referencial curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2. ed. Secretaria de estado da educação e cultura. Tocantins: SEEC, 2008.

Téléchargements

Publiée

2020-09-29

Comment citer

AGUSTINI , C. .; LEITE , J. de D. .; M. COSTA, T. . A leitura na sala de aula: entre a unidade e a dispersão dos sentidos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02021, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2490. Acesso em: 23 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.