As representações sociais e a linguagem fotográfica: orientando modos de ver e sentir

Autores

  • Janaina Barcelos Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG)

Palavras-chave:

Dimensão argumentativa, Fotografia jornalí­stica, Representação social

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre como o conceito de dimensão argumentativa, de Ruth Amossy (2006), pode ser operacionalizado na análise do discurso de fotografias jornalí­sticas, a partir de três aspectos: a escolha dos elementos da linguagem jornalí­stica, as representações sociais na argumentação no discurso e as possí­veis emoções suscitadas pelas imagens. Para o estudo, foram selecionadas, entre as vencedoras da categoria "Foto do ano", do concurso internacional World Press Photo, aquelas fotos que trouxessem como temática desastres naturais. A análise das cinco fotografias encontradas nos permitiu verificar quais elementos poderiam conduzir a leitura das imagens para determinados sentidos, orientando maneiras de ver. Pudemos identificar, na materialidade linguageira, como a linguagem fotográfica, com o reforço das representações sociais, pode nos direcionar para uma certa percepção do mundo por meio do olhar dos fotojornalistas.

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Publicado

2013-03-13

Como Citar

BARCELOS, J. . As representações sociais e a linguagem fotográfica: orientando modos de ver e sentir. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 287–299, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1213. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores