Abordagem textual no contexto da BNCC: panorama teórico e propostas de atividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02108

Palavras-chave:

Linguí­stica de Texto, Ensino de Lí­ngua Portuguesa, BNCC

Resumo

Apesar de documentos oficiais brasileiros defenderem, desde a década de 1990, a abordagem textual no ensino de Lí­ngua Portuguesa, ainda há dificuldades de compreensão a respeito do que consiste essa abordagem e de como articulá-la com conteúdos gramaticais. Neste ensaio, sintetizamos alguns pressupostos teóricos que norteiam esses documentos, como os apresentados por Geraldi (1997 [1984], 2015), Castilho (1998), Mendonça e Bunzen (2006), Antunes (2007), Marcuschi (2008), Neves (1990, 2004), Rojo e Moura (2012), Santos, Cuba Riche e Teixeira (2012), Santos e Lebler (2021), dentre outros autores. Além disso, destacamos aspectos textuais-discursivos presentes nos documentos oficiais, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Nosso objetivo é sugerir articulações entre os quatro eixos apresentados na BNCC – oralidade, análise linguí­stica/semiótica, leitura e produção textual –, visando a pensar em um ensino de Lí­ngua Portuguesa mais produtivo e crí­tico. Usaremos exemplos contemporâneos, retirados da internet, para analisar diversos aspectos que podem ser abordados na educação básica. Assim, pretendemos mostrar como o ensino pautado na abordagem de gêneros textuais variados, integrada aos conteúdos gramaticais, é capaz de desenvolver a competência textual-discursiva.

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

SANTOS, L. W. dos . Abordagem textual no contexto da BNCC: panorama teórico e propostas de atividades . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02108, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02108. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3330. Acesso em: 5 nov. 2024.

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Artigo convidado