Aspectos axiológicos sobre racismo revelados em charges produzidas por alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02317

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Axiologia, Educação de Jovens e Adultos, Produção textual, Charges

Resumo

Este artigo visa analisar modos de valorar o racismo em charges produzidas no contexto da EJA, a fim de refletir sobre a cadeia enunciativa evocada pelos discursos propagados nos textos dos estudantes. Interessa-nos, particularmente, compreender como os sujeitos aprendizes reagem, respondem, posicionam-se frente a comportamentos racistas nas variadas esferas sociais. Como referencial teórico, partimos dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, particularmente, operamos com a dimensão axiológica para compreendermos as avaliações empreendidas pelos alunos da EJA sobre comportamentos racistas em meios sociais. Por meio da análise das charges produzidas, objetivamos cotejar discursos sobre o combate ao racismo, bem como identificar percepções dos aprendizes capazes de traduzir o preconceito racial praticado em nossa sociedade. A análise das charges nos mostra que, com o intuito de satisfazer o projeto comunicativo, os textos produzidos mobilizam recorrentes valorações sobre o racismo e, ao mesmo tempo, dialogam com outros enunciados concretos que abordam a mesma temática, de modo que, ao posicionar-se frente a outros textos, os sujeitos revelam sua responsividade e autoria.

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Biografia do Autor

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (SME) e da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC) na área de Língua Portuguesa. 

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Direito pelo Centro Universitário FUMEC (2000), mestrado em Educação pela Universidade São Marcos (2004), doutorado em Linguística Aplicada pela Puc Minas (2008) e pós-doutorado em Linguística Aplicada (USP). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ceará. 

Fernanda de Castro Modl, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora Titular B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - DELL Área de Metodologia e Prática de Ensino - AMPE Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens Linha de pesquisa: Linguística Aplicada Pós-Doutora em Linguística Aplicada (UFC). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUCMinas), área de concentração: Linguística Aplicada, com período sanduíche na Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU) em Pedagogia Intercultural.

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

ANDRADE, F. R. da S.; RIBEIRO, P. B.; MODL, F. de C. Aspectos axiológicos sobre racismo revelados em charges produzidas por alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02317, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02317. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4733. Acesso em: 24 nov. 2024.