O desafio coletivo da formação em integridade e ética na pesquisa e na publicação em tempos de IA generativa na atividade científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02436

Palavras-chave:

IA generativa, Editoria, Integridade e ética na pesquisa, Formação

Resumo

Diante das oportunidades e facilidades oferecidas pelas ferramentas de IA na atividade científica, defendemos, neste editorial, a necessidade de enfrentar, do ponto de vista da formação, as questões de integridade e ética em relação aos usos responsáveis dessas ferramentas em nossas atividades de ensino e pesquisa na graduação e na pós-graduação. Nesse sentido, suscitamos que os desafios impostos por essas ferramentas devem ser de responsabilidade de todos os atores e agentes da comunidade acadêmica, incluindo editores, comitês de ética, coordenadores de programas/cursos, professores/orientadores.

 

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Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto e do Grupo Slovo.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

BESSA, José Cezinaldo Rocha. O desafio coletivo da formação em integridade e ética na pesquisa e na publicação em tempos de IA generativa na atividade científica . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02436, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02436. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6793. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Editorial

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