No caminho da leitura literária ou com a leitura literária em seu caminho

Autores/as

  • Maria Gorete Paulo Torres Secretaria de Estado da Educação e da Cultura –Rio Grande do Norte (SEEC/RN)
  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Leitura literária, professoras de Letras, formação leitora

Resumen

Este trabalho é resultado de uma dissertação de mestrado na qual se identifica que textos literários são lidos por professoras do curso de Letras/Lí­ngua Portuguesa, de uma Universidade pública. Verifica-se ainda, com que finalidade e com frequência as professoras pesquisadas realizaram a leitura literária e como ocorreu esse processo. Como aporte teórico foram utilizados os estudos de Antunes (2009), Amarilha (1997 -2006), Magnani (2001), Machado (2002), Martins (2006), Sampaio (2005), dentre outros, que discutem sobre o processo de formação de leitores e a leitura por prazer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além de se configurar como uma pesquisa descritiva e interpretativa. Caracteriza-se como uma pesquisa documental, pelo fato de se trabalhar com material escrito de primeira mão. Utiliza-se a indução como procedimento de análise o corpus se constituiu de depoimentos das professoras já mencionadas. Os resultados apontam que as professoras pesquisadas realizaram e/ou realizam leituras de uma grande diversidade de textos literários em uma frequência constante e que as professoras realizam a leitura literária com várias finalidades, tais como: para discussão e reflexão em sala de aula, para ajudar a compreender as teorias utilizadas em suas aulas e para sentirem prazer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Natal: EDUFRN, 1997.

_____. Alice que não foi ao paí­s das maravilhas: a leitura crí­tica na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.

ANTUNES, I. Lí­ngua, texto e ensino: outra escola possí­vel. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasí­lia: MEC/SEB, 2001.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.

COLOMER, T. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto. 2009.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 3. ed. Campinas: Ponte, 1995.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.

MACHADO, M. Z. V. Literatura na escola: entre as escolhas dos alunos e as escolhas para os alunos. In: FREITAS, M. T. A. e COSTA, S. R. (Org.). Leitura na formação de professores. Juiz de Fora: UFJF, 2002, p. 71 – 79. MAGNANI, M. R. M. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes; 2001.

MARTINS, I. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, C. e MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p.83-102.

SAMPAIO, M. L. P. A função mediadora do planejamento na sala de leitura de textos literários. 2005. 292 f. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

TORRES, M. G. P. As experiências de leituras literárias de estudantes do curso de Letras/Português do NAESU. 2010. 95 f. Monografia (Graduação em Letras – habilitação em Lí­ngua Portuguesa e respectivas literaturas) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Umarizal, 2010.

_________________ Na trilha da leitura literária de professoras de Metodologias do Ensino de Lí­ngua Portuguesa (MELPS). 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2012.

VILLARDI. R. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Dunya, 1999.

Publicado

2013-12-10

Cómo citar

TORRES, M. G. P. .; SAMPAIO, M. L. P. . No caminho da leitura literária ou com a leitura literária em seu caminho. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 169 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1280. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores