No caminho da leitura literária ou com a leitura literária em seu caminho
Mots-clés :
Leitura literária, professoras de Letras, formação leitoraRésumé
Este trabalho é resultado de uma dissertação de mestrado na qual se identifica que textos literários são lidos por professoras do curso de Letras/Língua Portuguesa, de uma Universidade pública. Verifica-se ainda, com que finalidade e com frequência as professoras pesquisadas realizaram a leitura literária e como ocorreu esse processo. Como aporte teórico foram utilizados os estudos de Antunes (2009), Amarilha (1997 -2006), Magnani (2001), Machado (2002), Martins (2006), Sampaio (2005), dentre outros, que discutem sobre o processo de formação de leitores e a leitura por prazer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além de se configurar como uma pesquisa descritiva e interpretativa. Caracteriza-se como uma pesquisa documental, pelo fato de se trabalhar com material escrito de primeira mão. Utiliza-se a indução como procedimento de análise o corpus se constituiu de depoimentos das professoras já mencionadas. Os resultados apontam que as professoras pesquisadas realizaram e/ou realizam leituras de uma grande diversidade de textos literários em uma frequência constante e que as professoras realizam a leitura literária com várias finalidades, tais como: para discussão e reflexão em sala de aula, para ajudar a compreender as teorias utilizadas em suas aulas e para sentirem prazer.Téléchargements
Références
_____. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2001.
CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
COLOMER, T. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto. 2009.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 3. ed. Campinas: Ponte, 1995.
KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MACHADO, M. Z. V. Literatura na escola: entre as escolhas dos alunos e as escolhas para os alunos. In: FREITAS, M. T. A. e COSTA, S. R. (Org.). Leitura na formação de professores. Juiz de Fora: UFJF, 2002, p. 71 – 79. MAGNANI, M. R. M. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes; 2001.
MARTINS, I. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, C. e MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p.83-102.
SAMPAIO, M. L. P. A função mediadora do planejamento na sala de leitura de textos literários. 2005. 292 f. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
TORRES, M. G. P. As experiências de leituras literárias de estudantes do curso de Letras/Português do NAESU. 2010. 95 f. Monografia (Graduação em Letras – habilitação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Umarizal, 2010.
_________________ Na trilha da leitura literária de professoras de Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa (MELPS). 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2012.
VILLARDI. R. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Dunya, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.