Escrita e reescrita de textos acadêmicos: reflexão sobre os apontamentos de correção do professor
Keywords:
Escrita, Reescrita, Texto acadêmico, Tipos de correçõesAbstract
O trabalho aborda os tipos de correção realizados em textos acadêmicos produzidos por alunos do curso de Letras e os seus efeitos para a reelaboração do texto, conforme os propósitos do gênero. O corpus constitui-se especificamente de artigos científicos, relatórios de pesquisa e monografias. Adota postulados da Linguística Textual (MARCUSCHI, 2008; RUIZ, 2001; PRESTES, 2001), e segue a noção de gênero discursivo (BAKHTIN, 1997). A análise aponta os variados tipos de correção operados sobre o texto, com predomínio da correção textual-interativa, que levam o aluno a repensá-lo e reformulá-lo por meio de apagamentos, substituição, deslocamentos, acréscimos.Downloads
References
BAHKTIN, M. Estética da criação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FIAD, R. S. (Re) Escrevendo: o papel da escola. In: ABAURRE, M. B. M. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto.
Campinas, São Paulo: Associação de Leitura do Brasil (ALB): Mercado de Letras, 2003, p.71-7. GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (Orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. v. 1. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
JESUS, C. A. de. Reescrevendo o texto: a higienização da escrita. In: In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (Orgg.). Aprender e ensinar com textos de alunos. v. 1. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATÊNCIO, M. de L. M. Atividades de re (textualização) em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. In: SCRIPTA. v. 1. n. 1. Belo Horizonte: PUC Minas, 1997.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. A produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PRESTES, M. L. de M. Leitura e (re) escrita de textos: subsídios teóricos e práticos para o seu ensino. 4. ed. rev. e con. Catanduva, SP: Editora Rêspel, 2001.
RUIZ, E. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras. (Idéias sobre linguagem), 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.