Escrita e reescrita de textos acadêmicos: reflexão sobre os apontamentos de correção do professor

Autores

  • Rosângela Alves Santos Bernardino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Crí­gina Cibelle Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Ananias Agostinho Silva

Palavras-chave:

Escrita, Reescrita, Texto acadêmico, Tipos de correções

Resumo

O trabalho aborda os tipos de correção realizados em textos acadêmicos produzidos por alunos do curso de Letras e os seus efeitos para a reelaboração do texto, conforme os propósitos do gênero. O corpus constitui-se especificamente de artigos cientí­ficos, relatórios de pesquisa e monografias. Adota postulados da Linguí­stica Textual (MARCUSCHI, 2008; RUIZ, 2001; PRESTES, 2001), e segue a noção de gênero discursivo (BAKHTIN, 1997). A análise aponta os variados tipos de correção operados sobre o texto, com predomí­nio da correção textual-interativa, que levam o aluno a repensá-lo e reformulá-lo por meio de apagamentos, substituição, deslocamentos, acréscimos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. A análise de textos na sala de aula: elementos e aplicações. In: MOURA, D. (Org.). Lí­ngua e ensino - dimensões heterogêneas. Maceió: EDUFAL, 2000, v., p. 13-20.

BAHKTIN, M. Estética da criação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FIAD, R. S. (Re) Escrevendo: o papel da escola. In: ABAURRE, M. B. M. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto.

Campinas, São Paulo: Associação de Leitura do Brasil (ALB): Mercado de Letras, 2003, p.71-7. GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (Orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. v. 1. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

JESUS, C. A. de. Reescrevendo o texto: a higienização da escrita. In: In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (Orgg.). Aprender e ensinar com textos de alunos. v. 1. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATÊNCIO, M. de L. M. Atividades de re (textualização) em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. In: SCRIPTA. v. 1. n. 1. Belo Horizonte: PUC Minas, 1997.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. A produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PRESTES, M. L. de M. Leitura e (re) escrita de textos: subsí­dios teóricos e práticos para o seu ensino. 4. ed. rev. e con. Catanduva, SP: Editora Rêspel, 2001.

RUIZ, E. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras. (Idéias sobre linguagem), 2001.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

BERNARDINO, R. A. S. .; SAMPAIO, M. L. P. .; PEREIRA, C. C. .; SILVA, A. A. . Escrita e reescrita de textos acadêmicos: reflexão sobre os apontamentos de correção do professor. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 39–58, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1361. Acesso em: 19 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)