Escrita e reescrita de textos acadêmicos: reflexão sobre os apontamentos de correção do professor
DOI:
https://doi.org/10.22297/DL.V3I2.1351Palabras clave:
Escrita, Reescrita, Texto acadêmico, Tipos de correçõesResumen
O trabalho aborda os tipos de correção realizados em textos acadêmicos produzidos por alunos do curso de Letras e os seus efeitos para a reelaboração do texto, conforme os propósitos do gênero. O corpus constitui-se especificamente de artigos científicos, relatórios de pesquisa e monografias. Adota postulados da Linguística Textual (MARCUSCHI, 2008; RUIZ, 2001; PRESTES, 2001), e segue a noção de gênero discursivo (BAKHTIN, 1997). A análise aponta os variados tipos de correção operados sobre o texto, com predomínio da correção textual-interativa, que levam o aluno a repensá-lo e reformulá-lo por meio de apagamentos, substituição, deslocamentos, acréscimos.Descargas
Citas
BAHKTIN, M. Estética da criação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FIAD, R. S. (Re) Escrevendo: o papel da escola. In: ABAURRE, M. B. M. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto.
Campinas, São Paulo: Associação de Leitura do Brasil (ALB): Mercado de Letras, 2003, p.71-7. GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (Orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. v. 1. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
JESUS, C. A. de. Reescrevendo o texto: a higienização da escrita. In: In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (Orgg.). Aprender e ensinar com textos de alunos. v. 1. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATÊNCIO, M. de L. M. Atividades de re (textualização) em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. In: SCRIPTA. v. 1. n. 1. Belo Horizonte: PUC Minas, 1997.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. A produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PRESTES, M. L. de M. Leitura e (re) escrita de textos: subsídios teóricos e práticos para o seu ensino. 4. ed. rev. e con. Catanduva, SP: Editora Rêspel, 2001.
RUIZ, E. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras. (Idéias sobre linguagem), 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Diálogo das Letras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.