Formação docente no PIBID/UERN: contribuições para o ensino da lí­ngua portuguesa

Autores/as

  • Josefa Christiane Mendes Martins Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Crí­gina Cibelle Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Formação docente, PIBID, Lí­ngua Portuguesa

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência do PIBID como programa de aperfeiçoamento formativo e profissional para o professor de Lí­ngua Portuguesa, apresentando o perfil dos bolsistas engajados no programa. Como aporte teórico, nos respaldamos em Guedes (2006), com os estudos sobre a formação docente e da construção da identidade do professor; em Geraldi (1998), com as discussões sobre a pesquisa em educação; em Perrenoud (2011) com as discussões sobre a formação de professores profissionais, debatendo as estratégias e as competências inerentes ao trabalho docente; e em Nóvoa (1954), enfatizando questões que norteiam os professores e sua formação; em Tardif (2011), discutindo os saberes docentes e a formação profissional. Embasamo-nos, ainda, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. O corpus se constitui por recortes de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio - PCN+, no Projeto Polí­tico do Curso de Letras do Campus Avançado professora Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM e na Portaria nº 096 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Os resultados apontam o perfil do futuro professor de Lí­ngua Portuguesa como um profissional crí­tico-reflexivo, conhecedor da lí­ngua, desenvolvedor das habilidades e competências linguí­sticas e literárias, e por fim, para o perfil de um profissional que deve ser engajado com sua autoformação participada. Concluí­mos que o PIBID, como programa formativo para a docência, é de primordial importância para a formação da identidade docente, em especial, a do professor de Lí­ngua Portuguesa, proporcionando a vivência no ambiente escolar e o aperfeiçoamento da prática de ensino.

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Citas

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Publicado

2015-12-05

Cómo citar

MARTINS, J. C. M. .; PEREIRA, C. C. . Formação docente no PIBID/UERN: contribuições para o ensino da lí­ngua portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 132–144, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1353. Acesso em: 21 nov. 2024.