Formação docente no PIBID/UERN: contribuições para o ensino da língua portuguesa
Mots-clés :
Formação docente, PIBID, Língua PortuguesaRésumé
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência do PIBID como programa de aperfeiçoamento formativo e profissional para o professor de Língua Portuguesa, apresentando o perfil dos bolsistas engajados no programa. Como aporte teórico, nos respaldamos em Guedes (2006), com os estudos sobre a formação docente e da construção da identidade do professor; em Geraldi (1998), com as discussões sobre a pesquisa em educação; em Perrenoud (2011) com as discussões sobre a formação de professores profissionais, debatendo as estratégias e as competências inerentes ao trabalho docente; e em Nóvoa (1954), enfatizando questões que norteiam os professores e sua formação; em Tardif (2011), discutindo os saberes docentes e a formação profissional. Embasamo-nos, ainda, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. O corpus se constitui por recortes de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio - PCN+, no Projeto Político do Curso de Letras do Campus Avançado professora Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM e na Portaria nº 096 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Os resultados apontam o perfil do futuro professor de Língua Portuguesa como um profissional crítico-reflexivo, conhecedor da língua, desenvolvedor das habilidades e competências linguísticas e literárias, e por fim, para o perfil de um profissional que deve ser engajado com sua autoformação participada. Concluímos que o PIBID, como programa formativo para a docência, é de primordial importância para a formação da identidade docente, em especial, a do professor de Língua Portuguesa, proporcionando a vivência no ambiente escolar e o aperfeiçoamento da prática de ensino.
Téléchargements
Références
NOVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Enciclopédia, 1954. ______. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid, 2009. PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. São Paulo: Artmed, 2000. DEPARTAMENTO DE LETRAS. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literatura. Pau dos Ferros, 2014. RODRIGUES, A. de J. Metodologia científica. São Paulo: Avercamp, 2007. DEPARTAMENTO DE LETRAS. Subprojeto do PIBID Ler para retextualizar: interagindo com as linguagens. Departamento de Letras Vernáculas – DLV, UERN/CAMEAM. Edital 2009. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. ______. Princípios para guiar a aplicação dos programas de formação inicial para o ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14, 2008, Porto Alegre – RS. Anais... PUCRS, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.