Ensino de literatura brasileira: investigando concepções de professores da rede estadual de Pernambuco sobre orientações e documentos curriculares oficiais

Auteurs

  • Lí­via Suassuna Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Mirelly Karoline Tabosa Pereira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mots-clés :

Literatura-ensino, Documentos curriculares, Saberes docentes

Résumé

Há cerca de 40 anos, os estudos linguí­sticos passaram a conceber a linguagem como interação social. Isso implicou modificações no ensino de lí­ngua e literatura, levando ao questionamento da divisão rí­gida historicamente operada entre elas (CHIAPPINI, 2006). Ademais, a literatura tem sido vista como poderoso
instrumento de formação humana, fruição estética e compreensão do humano, o que justifica sua inserção nos currí­culos (CANDIDO, 2012). Em Pernambuco, os professores da rede pública dispõem de uma proposta curricular oficial (Base Curricular Comum - BCC), que contém conceitos e orientações para a prática docente, sem prejuí­zo da autonomia das escolas. Além dela, existem as OTM (Orientações Teórico-metodológicas), com sugestões de atividades e rocedimentos adequados aos conceitos dispostos na base. Como esses documentos servem de principal referência à elaboração dos currí­culos escolares, objetivamos, de acordo com Cosson (2006) e Ferreira (2007), investigar os posicionamentos dos professores da Rede Estadual de PE frente à BCC e í s OTM, no que tange ao ensino de literatura. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com 2 professores de uma escola de referência e 1 de uma escola convencional. A análise dos dados indicou que os entrevistados têm conhecimento das propostas curriculares, julgam-nas relevantes e ressaltam a necessidade de uma formação que forneça sugestões metodológicas especí­ficas para o ensino de literatura. Diante disso, julgamos necessária uma formação continuada que forneça subsí­dios à prática docente e ressaltamos a relevância de se estabelecer um diálogo maior entre as escolas e universidades, a fim de avaliarmos, (re)criarmos o currí­culo pensado e vivido.

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Références

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Publiée

2013-12-10

Comment citer

SUASSUNA, L. .; PEREIRA, M. K. T. . Ensino de literatura brasileira: investigando concepções de professores da rede estadual de Pernambuco sobre orientações e documentos curriculares oficiais. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 38 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1272. Acesso em: 25 nov. 2024.

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Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores