Ensino de literatura brasileira: investigando concepções de professores da rede estadual de Pernambuco sobre orientações e documentos curriculares oficiais

Autores

  • Lí­via Suassuna Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Mirelly Karoline Tabosa Pereira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Literatura-ensino, Documentos curriculares, Saberes docentes

Resumo

Há cerca de 40 anos, os estudos linguí­sticos passaram a conceber a linguagem como interação social. Isso implicou modificações no ensino de lí­ngua e literatura, levando ao questionamento da divisão rí­gida historicamente operada entre elas (CHIAPPINI, 2006). Ademais, a literatura tem sido vista como poderoso
instrumento de formação humana, fruição estética e compreensão do humano, o que justifica sua inserção nos currí­culos (CANDIDO, 2012). Em Pernambuco, os professores da rede pública dispõem de uma proposta curricular oficial (Base Curricular Comum - BCC), que contém conceitos e orientações para a prática docente, sem prejuí­zo da autonomia das escolas. Além dela, existem as OTM (Orientações Teórico-metodológicas), com sugestões de atividades e rocedimentos adequados aos conceitos dispostos na base. Como esses documentos servem de principal referência à elaboração dos currí­culos escolares, objetivamos, de acordo com Cosson (2006) e Ferreira (2007), investigar os posicionamentos dos professores da Rede Estadual de PE frente à BCC e í s OTM, no que tange ao ensino de literatura. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com 2 professores de uma escola de referência e 1 de uma escola convencional. A análise dos dados indicou que os entrevistados têm conhecimento das propostas curriculares, julgam-nas relevantes e ressaltam a necessidade de uma formação que forneça sugestões metodológicas especí­ficas para o ensino de literatura. Diante disso, julgamos necessária uma formação continuada que forneça subsí­dios à prática docente e ressaltamos a relevância de se estabelecer um diálogo maior entre as escolas e universidades, a fim de avaliarmos, (re)criarmos o currí­culo pensado e vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, V. T. de. Leitura literária e escola. In: EVANGELISTA, A. et al (Orgs.). A escolarização da leitura literária – o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 235-255.

ALMEIDA, S. M. J. Literatura serve para...? Questionamentos sobre ensino de literatura na educação brasileira. Rios Eletrônica – Revista Cientí­fica da FASETE – Bahia, ano 1, n. 01, p. 17-24, 2007.

BORDINI, M. da G; AGUIAR, V. T. de. Literatura – a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. SEF/MEC. Parâmetros curriculares nacionais; lí­ngua portuguesa – 1a a 4a série. Brasí­lia: SEF/MEC, 1997.

BRASIL. SEF/MEC. Parâmetros curriculares nacionais; lí­ngua portuguesa – 5a a 8a série. Brasí­lia: SEF/MEC, 1998.

BRASIL. SEMTEC/MEC. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio; parte II – linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasí­lia: SEMTEC/MEC, 1999.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: LIMA, A. de (Org.). O direito à literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012, p. 17-40.

CHIAPPINI, L. Gramática e literatura: desencontros e esperanças. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006, p.17-25.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSTA, A. S. F. Ensino de leitura literária – um estudo comparativo. Dissertação (mestrado). Recife: UFPE, Programa de Pós-graduação em Educação, 2010.

FERREIRA, A. T. B. O cotidiano da escola como ambiente de "fabricação" de táticas. In: FERREIRA, A. T. B; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. (Orgs.). Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 65-77.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 3. ed. São Paulo: Ática, 1997.

LIMA, A. de. Polí­ticas educacionais e ensino de literatura brasileira. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1996.

LOUZADA, M. S. O. A interação lí­ngua e literatura na perspectiva dos currí­culos. In: GREGOLIN, M. R. V. e LEONEL, M. C. (Orgs.). O que quer, o que pode esta lí­ngua? Brasil/Portugal: o ensino de lí­ngua portuguesa e de suas literaturas. FCL-UNESP, Araraquara, 1997, p. 45-53.

MAGNANI, M. do R. M. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

OSAKABE, H. Ensino de gramática e ensino de literatura. Linha d"™água, no 5, 1987, p. 57-62.

PAULINO, M. das G. R. Algumas especificidades da leitura literária. In: Anais da 28ª Reunião Anual da ANPED, Grupo de Trabalho n. 10: Alfabetização, Leitura e Escrita, Caxambu, Minas Gerais, 2005.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco – Lí­ngua Portuguesa. Recife: SEDUC, 2008a.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Orientações teórico-metodológicas – Ensino Médio – Lí­ngua Portuguesa. Recife: SEDUC, 2008b.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. et al (Orgs.). A escolarização da leitura literária – o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 17-48.

_____. Concepções de linguagem e o ensino da lí­ngua portuguesa. In: BASTOS, N. B. (org.) Lí­ngua portuguesa – história, perspectivas, ensino. São Paulo: Educ, 1998, p. 53-60.

SUASSUNA, L. O que são, como e por que se escreveram os parâmetros curriculares nacionais de lí­ngua portuguesa – o professor como leitor de propostas curriculares oficiais. In: MARINHO, M; SILVA, C. (Orgs.). Leituras do professor. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 175-184.

_____. Parâmetros curriculares nacionais de lí­ngua portuguesa para o terceiro e quarto ciclos – uma apreciação crí­tica. In: MARCUSCHI, B. (Org.). Formação do educador, avaliação e currí­culo. Recife: Ed. da UFPE, 1999, p. 79-116.

VILAR, S. de F. P. PCNs e literatura: novas roupagens para velhos problemas. In: SOUSA, M. E. V. de; VILAR, S. de F. P. (Orgs.). Parâmetros curriculares em questão: o ensino médio. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2004.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

SUASSUNA, L. .; PEREIRA, M. K. T. . Ensino de literatura brasileira: investigando concepções de professores da rede estadual de Pernambuco sobre orientações e documentos curriculares oficiais. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 38 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1272. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores