O uso dos termos gênero textual e gênero discursivo em livros didáticos: uma análise de obras do Ensino Médio do PNLD 2021

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DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02421

Mots-clés :

Gênero, Livro didático, Ensino Médio, PNLD 2021

Résumé

O estudo dos gêneros textuais/discursivos tem tido forte presença nos últimos documentos curriculares voltados à Educação Básica, desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) até o mais recente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, os livros didáticos ofertados às escolas brasileiras apresentam o assunto com diferentes abordagens e aplicações. A partir desse contexto, pretende-se investigar, neste artigo, quais as abordagens dos estudos dos gêneros em obras didáticas específicas de Língua Portuguesa do PNLD 2021. Esta investigação tem como base os pressupostos teóricos de Bakhtin (2016), Marcuschi (2008) e Bezerra (2017; 2022), no que diz respeito às diferentes concepções de gênero textual/discursivo. Metodologicamente, apresenta-se uma pesquisa de viés qualitativo, cuja abordagem se dá por meio da análise das ocorrências do termo “gênero” nas obras. Escolhemos como corpus as duas obras específicas de Língua Portuguesa mais escolhidas pelas escolas no PNLD 2021. Os resultados apontam que os autores dos livros didáticos (LD) utilizam as concepções de gênero textual e discursivo de forma concomitante e que essas discussões estão presentes de forma mais detalhada no Manual do Professor (MP). No entanto, percebe-se uma preferência pelo uso da nomenclatura gênero textual no material destinado ao estudante. Consideramos que este estudo fornece dados para discussões acerca do estudo do texto em sala de aula, por meio das abordagens sobre gêneros, e apresenta-se como campo frutífero para análises que englobem esse fenômeno com outra perspectiva ou em outras obras didáticas.

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Bibliographies de l'auteur

Claudiuscia Mendes do Carmo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN). Professora da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC/CE). Membro do Grupo de Estudos em Texto, Argumentação e Léxico (GETAL).

Francisco Alisson Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN). Membro do Grupo de Estudos em Texto, Argumentação e Léxico (GETAL).

Lucineide Matos Lopes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza/CE. Membro do Grupo de estudos em interação, texto e discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED).

 

Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora no Departamento de Letras Estrangeiras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros. Membro do Grupo de estudos em interação, texto e discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED).

 

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Publiée

2024-08-12

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MENDES DO CARMO, C.; FERNANDES, F. A.; LOPES, L. M.; BERNARDINO, R. A. dos S. O uso dos termos gênero textual e gênero discursivo em livros didáticos: uma análise de obras do Ensino Médio do PNLD 2021. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02421, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02421. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6107. Acesso em: 5 oct. 2024.